OTIMIZAÇÃO DE SEÇÕES POLIGONAIS DE ELEMENTOS LINEARES DE CONCRETO ARMADO SUJEITAS À FLEXÃO COMPOSTA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21659 |
Resumo: | O concreto é o material mais utilizado na confecção de elementos estruturais para a construção civil no mundo. Devido à sua baixa resistência à tração ele é reforçado com barras de aço formando o concreto armado. Elementos lineares de concreto armado são comuns em edifícios de múltiplos pavimentos, pontes, galpões industriais, entre outros. O objetivo desse trabalho é utilizar um algoritmo de otimização para definir a quantidade de aço e sua posição dentro de uma seção poligonal qualquer de concreto sujeita a flexão composta, de forma que, a quantidade de aço seja a mínima necessária para resistir aos esforços solicitantes. Para isso, foi implementada uma rotina capaz de fornecer os esforços resistentes de uma seção poligonal de concreto reforçado com barras de aço utilizando formulações desenvolvidas em dissertações e teses do PROPEC-EM-UFOP. As variáveis contínuas de projetos são as áreas das barras e os parâmetros da deformada da seção. Através de um processo iterativo, controlando o tamanho do passo a cada iteração, o problema não linear de determinação dos esforços resistentes da seção em relação à s variáveis de projeto será aproximado por um problema linear, o qual terá seu ponto ótimo definido a cada passo usando o método Simplex. |
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OTIMIZAÇÃO DE SEÇÕES POLIGONAIS DE ELEMENTOS LINEARES DE CONCRETO ARMADO SUJEITAS À FLEXÃO COMPOSTAOtimização. Concreto Armado. Simplex. Flexão Composta.O concreto é o material mais utilizado na confecção de elementos estruturais para a construção civil no mundo. Devido à sua baixa resistência à tração ele é reforçado com barras de aço formando o concreto armado. Elementos lineares de concreto armado são comuns em edifícios de múltiplos pavimentos, pontes, galpões industriais, entre outros. O objetivo desse trabalho é utilizar um algoritmo de otimização para definir a quantidade de aço e sua posição dentro de uma seção poligonal qualquer de concreto sujeita a flexão composta, de forma que, a quantidade de aço seja a mínima necessária para resistir aos esforços solicitantes. Para isso, foi implementada uma rotina capaz de fornecer os esforços resistentes de uma seção poligonal de concreto reforçado com barras de aço utilizando formulações desenvolvidas em dissertações e teses do PROPEC-EM-UFOP. As variáveis contínuas de projetos são as áreas das barras e os parâmetros da deformada da seção. Através de um processo iterativo, controlando o tamanho do passo a cada iteração, o problema não linear de determinação dos esforços resistentes da seção em relação à s variáveis de projeto será aproximado por um problema linear, o qual terá seu ponto ótimo definido a cada passo usando o método Simplex.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2165910.26512/ripe.v2i17.21659Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 17 (2016): OTIMIZATION IN STRUCTURAL AND RESERVOIR ENGINEERING; 198-210Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 17 (2016): OTIMIZATION IN STRUCTURAL AND RESERVOIR ENGINEERING; 198-2102447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21659/19973Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Flávia Castro deSilva, Amilton Rodrigues da2019-06-16T03:30:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21659Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T03:30:44Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 17 (2016): OTIMIZATION IN STRUCTURAL AND RESERVOIR ENGINEERING; 198-210 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 17 (2016): OTIMIZATION IN STRUCTURAL AND RESERVOIR ENGINEERING; 198-210 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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