OTIMIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE ESCOAMENTOS COM CONVECÇÃO FORÇADA SOBRE UM ARRANJO DE QUATRO CILINDROS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14425 |
Resumo: | O presente estudo consiste na avaliação numérica de um arranjo formado por quatro cilindros submetidos a um escoamento transiente, bidimensional,incompressível, laminar e com convecção forçada. A avaliação geométrica é realizada através do método Design Construtal. O problema possui uma restrição dada pela soma da área dos cilindros e três graus de liberdade: ST1/D (razão entre o passo transversal dos cilindros frontais e o diâmetro dos cilindros), ST2/D (razão entre o passo transversal dos cilindros posteriores e o diâmetro dos cilindros) e SL/D (razão entre o passo longitudinal dos cilindros frontais e posteriores e o diâmetro dos cilindros). Para todas as simulações são considerados números de Reynolds e Prandtl constantes, ReD = 100 e Pr = 0.71. As equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia são resolvidas através do Método dos Volumes Finitos (FVM). O principal objetivo é avaliar o efeito dos graus de liberdade sobre o coeficiente dearrasto (C D) e o número de Nusselt (NuD) entre os cilindros e o escoamentocircundante, assim como, os valores ótimos de ST2/D para três razões de ST1/D = 1.5, 3.0 e 4.0 , sendo estes resultados obtidos para a razão SL/D = 1.5 e 4.0. Os resultados mostraram que a alteração da razão ST1/D e ST2/D possui grande influência sobre os coeficientes de arrasto e número de Nusselt do arranjo formado pelos quatro cilindros.Keywords: Design Construtal, convecção forçada, arranjo quatro cilindros, escoamento externo, estudo numérico. |
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OTIMIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE ESCOAMENTOS COM CONVECÇÃO FORÇADA SOBRE UM ARRANJO DE QUATRO CILINDROSO presente estudo consiste na avaliação numérica de um arranjo formado por quatro cilindros submetidos a um escoamento transiente, bidimensional,incompressível, laminar e com convecção forçada. A avaliação geométrica é realizada através do método Design Construtal. O problema possui uma restrição dada pela soma da área dos cilindros e três graus de liberdade: ST1/D (razão entre o passo transversal dos cilindros frontais e o diâmetro dos cilindros), ST2/D (razão entre o passo transversal dos cilindros posteriores e o diâmetro dos cilindros) e SL/D (razão entre o passo longitudinal dos cilindros frontais e posteriores e o diâmetro dos cilindros). Para todas as simulações são considerados números de Reynolds e Prandtl constantes, ReD = 100 e Pr = 0.71. As equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia são resolvidas através do Método dos Volumes Finitos (FVM). O principal objetivo é avaliar o efeito dos graus de liberdade sobre o coeficiente dearrasto (C D) e o número de Nusselt (NuD) entre os cilindros e o escoamentocircundante, assim como, os valores ótimos de ST2/D para três razões de ST1/D = 1.5, 3.0 e 4.0 , sendo estes resultados obtidos para a razão SL/D = 1.5 e 4.0. Os resultados mostraram que a alteração da razão ST1/D e ST2/D possui grande influência sobre os coeficientes de arrasto e número de Nusselt do arranjo formado pelos quatro cilindros.Keywords: Design Construtal, convecção forçada, arranjo quatro cilindros, escoamento externo, estudo numérico.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/1442510.26512/ripe.v2i32.14425Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 32 (2016): CONSTRUCTAL DESIGNRevista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 32 (2016): CONSTRUCTAL DESIGN2447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14425/12736Pereira, Martim dos SantosTeixeira, Filipe BrancoFeijó, Bruno CostaRocha, Luiz Alberto OliveiraGoulart, Jhon Nero VazMelo, Tiago deIsoldi, Liércio AndréSantos, Elizaldo Domingues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T18:07:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14425Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:07:21Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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