OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL POR ELEMENTOS FINITOS DE UMA CAÇAMBA DE ENTULHOS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21013 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo otimizar um modelo de caçamba de entulhos destinada a obras civis, propondo uma modificação na geometria da caçamba, removendo quinas e entalhes, que geram concentração de tensão. Isso permite que haja uma redução do peso da estrutura da caçamba, sem reduzir a capacidade de carga, com a consequente redução do custo de transporte via caminhões. A matemática 3D da caçamba foi disponibilizada pelo fabricante em formato para o software SOLIDWORKS® 2011 e as análises foram realizadas utilizando-se o software ANSYS Workbench® versão 16.2. Inicialmente foi simulado a caçamba com características nominais de carga, volume e material, conforme fabricante. Para carreamento do modelo foi adotado entulho de concreto (massa específica 2.200 kg/m³) e utilizado um carregamento estático. Posteriormente foram realizadas simulações com a geometria da caçamba modificada, com uma forma de uma casca de meio cilindro, comparando com o peso da caçamba inicial, mantendo sua capacidade de volume e carga. |
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OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL POR ELEMENTOS FINITOS DE UMA CAÇAMBA DE ENTULHOSCaçamba de entulho. Otimização. Elementos finitos. Análise estrutural.Este trabalho tem como objetivo otimizar um modelo de caçamba de entulhos destinada a obras civis, propondo uma modificação na geometria da caçamba, removendo quinas e entalhes, que geram concentração de tensão. Isso permite que haja uma redução do peso da estrutura da caçamba, sem reduzir a capacidade de carga, com a consequente redução do custo de transporte via caminhões. A matemática 3D da caçamba foi disponibilizada pelo fabricante em formato para o software SOLIDWORKS® 2011 e as análises foram realizadas utilizando-se o software ANSYS Workbench® versão 16.2. Inicialmente foi simulado a caçamba com características nominais de carga, volume e material, conforme fabricante. Para carreamento do modelo foi adotado entulho de concreto (massa específica 2.200 kg/m³) e utilizado um carregamento estático. Posteriormente foram realizadas simulações com a geometria da caçamba modificada, com uma forma de uma casca de meio cilindro, comparando com o peso da caçamba inicial, mantendo sua capacidade de volume e carga.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2101310.26512/ripe.v2i24.21013Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 24 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (II); 54-63Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 24 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (II); 54-632447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21013/19351Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Weslley AlbianiFernandes Júnior, JesúsMagalhães Júnior, Pedro Américo Almeida2019-06-16T19:37:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21013Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T19:37:53Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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