AVALIAÇÃO CRÍTICA SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA O ESCORAMENTO DE ESTRUTURAS DE AÇO, CONCRETO E MISTAS (AÇO-CONCRETO)
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20743 |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho de pesquisa, diz respeito à avaliação crítica e discussão dos resultados dos ensaios experimentais realizados sobre três modelos de pórticos espaciais treliçados. Os modelos estruturais apresentam vão livre de 10m com espaçamento transversal entre as linhas de treliças de 1,5m. Os modelos são submetidos a carregamentos provenientes de uma laje de reação e monitorados com toda a logística requerida para a obtenção da resposta estrutural e conhecimento do comportamento global. Assim sendo, tendo em mãos todos os resultados obtidos com base na realização dos testes experimentais (deslocamentos verticais e laterais dos conjuntos de treliças, cargas de colapso e comportamento dos modos de escoamento e ruína), torna-se possível avaliar com mais clareza a eficiência do sistema estrutural investigado, propor reforços no conjunto da estrutura, além de corroborar e calibrar novos modelos, ampliando o conhecimento a respeito deste tipo de estrutura e tornando-o mais seguro para o meio operacional. |
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AVALIAÇÃO CRÍTICA SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA O ESCORAMENTO DE ESTRUTURAS DE AÇO, CONCRETO E MISTAS (AÇO-CONCRETO)Pórticos espaciais treliçados. Ensaios experimentais. Estruturas metálicas.O objetivo central deste trabalho de pesquisa, diz respeito à avaliação crítica e discussão dos resultados dos ensaios experimentais realizados sobre três modelos de pórticos espaciais treliçados. Os modelos estruturais apresentam vão livre de 10m com espaçamento transversal entre as linhas de treliças de 1,5m. Os modelos são submetidos a carregamentos provenientes de uma laje de reação e monitorados com toda a logística requerida para a obtenção da resposta estrutural e conhecimento do comportamento global. Assim sendo, tendo em mãos todos os resultados obtidos com base na realização dos testes experimentais (deslocamentos verticais e laterais dos conjuntos de treliças, cargas de colapso e comportamento dos modos de escoamento e ruína), torna-se possível avaliar com mais clareza a eficiência do sistema estrutural investigado, propor reforços no conjunto da estrutura, além de corroborar e calibrar novos modelos, ampliando o conhecimento a respeito deste tipo de estrutura e tornando-o mais seguro para o meio operacional.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2074310.26512/ripe.v2i2.20743Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 102-121Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 102-1212447-610210.26512/ripe.v2i2reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCopyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Miguel Henrique de OliveiraSilva, José Guilherme Santos daTrindade, Sebastião Arthur Lopes de2019-05-23T18:32:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20743Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:32:49Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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