MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malcher, Lucival
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Trajano, André Nepomuceno, L. D. Morales, Leonel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14418
Resumo:   Abstract. As válvulas Blowout Preventer (BOP) são projetadas para serem acionadas em casos de emergência impondo uma força de compressão no tubo, que irá causar deformações plásticas, até provocar a ruptura do tubo. Segundo o relatório apresentado pela Det Norske Veritas em 2011, os registros fotográficos da tubulação mostram que a BOP funcionou, porém não atuou de forma adequada, ao invés de selar o tubo, apenas realizou um esmagamento do material. Desta forma, há indícios de falha de funcionamento do dispositivo de segurança, este fato pode ter direta relação com a forma que são projetados esses dispositivos, iniciando pelo critérios de falha considerando os modelos matemáticos utilizados. Com base nas informações anteriores se faz necessário realizar investigações para propor critérios de projeto que atendam às exigências desse tipo de dispositivos, levando em consideração que as tubulações aonde as válvulas atuam apresentam propriedades elasto-plásticas. Este trabalho tem por objetivo realizar a modelagem computacional deste dispositivo considerando um estágio de funcionamento, simulando o acionamento e, assim, analisar os resultados numéricos. Serão incluídos no modelo a geometria do ríser e dois aríetes que constituem o mecanismo da válvula, com suas propriedades correspondentes. Inicialmente, foi implementado o modelo elastoplástico considerando endurecimento isotrópico. A partir dos resultados preliminares será possível avaliar o modelo utilizado e, posteriormente, realizar as modificações necessárias para aprimorar o estudo.Palavras Chaves: Modelagem, BOP, Critérios de Falha, Elasto-plástico
id UNB-19_51dbf91fb278e0318ade1a7892b0df76
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14418
network_acronym_str UNB-19
network_name_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository_id_str
spelling MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE  Abstract. As válvulas Blowout Preventer (BOP) são projetadas para serem acionadas em casos de emergência impondo uma força de compressão no tubo, que irá causar deformações plásticas, até provocar a ruptura do tubo. Segundo o relatório apresentado pela Det Norske Veritas em 2011, os registros fotográficos da tubulação mostram que a BOP funcionou, porém não atuou de forma adequada, ao invés de selar o tubo, apenas realizou um esmagamento do material. Desta forma, há indícios de falha de funcionamento do dispositivo de segurança, este fato pode ter direta relação com a forma que são projetados esses dispositivos, iniciando pelo critérios de falha considerando os modelos matemáticos utilizados. Com base nas informações anteriores se faz necessário realizar investigações para propor critérios de projeto que atendam às exigências desse tipo de dispositivos, levando em consideração que as tubulações aonde as válvulas atuam apresentam propriedades elasto-plásticas. Este trabalho tem por objetivo realizar a modelagem computacional deste dispositivo considerando um estágio de funcionamento, simulando o acionamento e, assim, analisar os resultados numéricos. Serão incluídos no modelo a geometria do ríser e dois aríetes que constituem o mecanismo da válvula, com suas propriedades correspondentes. Inicialmente, foi implementado o modelo elastoplástico considerando endurecimento isotrópico. A partir dos resultados preliminares será possível avaliar o modelo utilizado e, posteriormente, realizar as modificações necessárias para aprimorar o estudo.Palavras Chaves: Modelagem, BOP, Critérios de Falha, Elasto-plásticoPrograma de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/1441810.26512/ripe.v2i33.14418Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 33 (2016): COMPUTATIONAL MODELING OF CANCER AND COMPUTATIONAL PLASTICITY MONOTONIC AND CYCLIC APPLICATIONSRevista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 33 (2016): COMPUTATIONAL MODELING OF CANCER AND COMPUTATIONAL PLASTICITY MONOTONIC AND CYCLIC APPLICATIONS2447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14418/12729Malcher, LucivalTrajano, André NepomucenoL. D. Morales, Leonelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T18:04:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14418Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:04:34Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE
title MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE
spellingShingle MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE
Malcher, Lucival
title_short MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE
title_full MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE
title_fullStr MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE
title_full_unstemmed MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE
title_sort MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE
author Malcher, Lucival
author_facet Malcher, Lucival
Trajano, André Nepomuceno
L. D. Morales, Leonel
author_role author
author2 Trajano, André Nepomuceno
L. D. Morales, Leonel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malcher, Lucival
Trajano, André Nepomuceno
L. D. Morales, Leonel
description   Abstract. As válvulas Blowout Preventer (BOP) são projetadas para serem acionadas em casos de emergência impondo uma força de compressão no tubo, que irá causar deformações plásticas, até provocar a ruptura do tubo. Segundo o relatório apresentado pela Det Norske Veritas em 2011, os registros fotográficos da tubulação mostram que a BOP funcionou, porém não atuou de forma adequada, ao invés de selar o tubo, apenas realizou um esmagamento do material. Desta forma, há indícios de falha de funcionamento do dispositivo de segurança, este fato pode ter direta relação com a forma que são projetados esses dispositivos, iniciando pelo critérios de falha considerando os modelos matemáticos utilizados. Com base nas informações anteriores se faz necessário realizar investigações para propor critérios de projeto que atendam às exigências desse tipo de dispositivos, levando em consideração que as tubulações aonde as válvulas atuam apresentam propriedades elasto-plásticas. Este trabalho tem por objetivo realizar a modelagem computacional deste dispositivo considerando um estágio de funcionamento, simulando o acionamento e, assim, analisar os resultados numéricos. Serão incluídos no modelo a geometria do ríser e dois aríetes que constituem o mecanismo da válvula, com suas propriedades correspondentes. Inicialmente, foi implementado o modelo elastoplástico considerando endurecimento isotrópico. A partir dos resultados preliminares será possível avaliar o modelo utilizado e, posteriormente, realizar as modificações necessárias para aprimorar o estudo.Palavras Chaves: Modelagem, BOP, Critérios de Falha, Elasto-plástico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14418
10.26512/ripe.v2i33.14418
url https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14418
identifier_str_mv 10.26512/ripe.v2i33.14418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14418/12729
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 33 (2016): COMPUTATIONAL MODELING OF CANCER AND COMPUTATIONAL PLASTICITY MONOTONIC AND CYCLIC APPLICATIONS
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 33 (2016): COMPUTATIONAL MODELING OF CANCER AND COMPUTATIONAL PLASTICITY MONOTONIC AND CYCLIC APPLICATIONS
2447-6102
reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
collection Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv anflor@unb.br
_version_ 1798315224741183488