IDENTIFICATION OF SECTORS WITH NEED FOR DREDGING IN THE MIRIM LAGOON WATERWAY ”“ RS, BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bendô, Antonio Raylton Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Forster, Aldair, Trombetta, Thaisa Beloti, Oleinik, Phelype Haron, Kirinus, Eduardo de Paula, Costi, Juliana, Marques, Wilian Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/19111
Resumo: O transporte hidroviário está entre os meios de transporte mais antigos e usados no mundo, além disso, quando comparado com outros modais de transporte mais utilizados no Brasil, apresenta uma melhor eficiência energética e acarreta menores impactos sociais e ambientais. Atualmente se tem discutido sobre a ampliação do potencial de transporte de cargas entre o Brasil e o Uruguai com a reabertura da Hidrovia da Lagoa Mirim. Portanto, conhecer a variabilidade natural do nível das águas desse ambiente é de extrema importância social, econômica e ambiental, uma vez que, a hidrodinâmica do corpo de água afeta diretamente as condições de navegabilidade, padrões de deposição de sedimentos e as operações de dragagem. No presente trabalho, investigamos a hidrodinâmica da Lagoa Mirim através de modelagem numérica, o foco principal é analisar as séries temporais de profundidade desse corpo lagunar e apontar os locais a serem dragados. Concluiu-se que a variabilidade do nível dessa lagoa é governada principalmente pela descarga dos rios em escalas intra-sazonais e anuais, e pelos ventos em escalas sinóticas de tempo. Através dos resultados obtidos, foi possível inferir que as regiões que necessitam de dragagem estão na parte norte, um pequeno trecho central e no extremo sul da Lagoa Mirim.
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spelling IDENTIFICATION OF SECTORS WITH NEED FOR DREDGING IN THE MIRIM LAGOON WATERWAY ”“ RS, BRAZILIdentificação de setores com necessidade de dragagem na hidrovia da Lagoa Mirim - RS, BrasilDredging, Mirim Lagoon, Waterways, Hydrodynamic Modeling, TELEMAC2D.Dragagem. Lagoa Mirim. Hidrovias. Modelagem Hidrodinâmica. TELEMAC2D.O transporte hidroviário está entre os meios de transporte mais antigos e usados no mundo, além disso, quando comparado com outros modais de transporte mais utilizados no Brasil, apresenta uma melhor eficiência energética e acarreta menores impactos sociais e ambientais. Atualmente se tem discutido sobre a ampliação do potencial de transporte de cargas entre o Brasil e o Uruguai com a reabertura da Hidrovia da Lagoa Mirim. Portanto, conhecer a variabilidade natural do nível das águas desse ambiente é de extrema importância social, econômica e ambiental, uma vez que, a hidrodinâmica do corpo de água afeta diretamente as condições de navegabilidade, padrões de deposição de sedimentos e as operações de dragagem. No presente trabalho, investigamos a hidrodinâmica da Lagoa Mirim através de modelagem numérica, o foco principal é analisar as séries temporais de profundidade desse corpo lagunar e apontar os locais a serem dragados. Concluiu-se que a variabilidade do nível dessa lagoa é governada principalmente pela descarga dos rios em escalas intra-sazonais e anuais, e pelos ventos em escalas sinóticas de tempo. Através dos resultados obtidos, foi possível inferir que as regiões que necessitam de dragagem estão na parte norte, um pequeno trecho central e no extremo sul da Lagoa Mirim.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2019-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/1911110.26512/ripe.v5i1.19111Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 5 No. 1 (2019): Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE; 138-147Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 5 n. 1 (2019): Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE; 138-1472447-610210.26512/ripe.v5i1reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/19111/20516Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariahttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBendô, Antonio Raylton RodriguesForster, AldairTrombetta, Thaisa BelotiOleinik, Phelype HaronKirinus, Eduardo de PaulaCosti, JulianaMarques, Wilian Correa2021-04-11T21:04:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19111Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2021-04-11T21:04:26Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false
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