AVALIAÇÃO DE PROJETO SOBRE O ESTADO LIMITE DE SERVIÇO DE PASSARELAS SUBMETIDAS À AÇÃO DINÂMICA DO CAMINHAR DOS PEDESTRES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20750 |
Resumo: | Passarelas são frequentemente submetidas a ações dinâmicas decorrentes da travessia de pedestres. O avanço tecnológico da engenharia estrutural e o uso de novos materiais têm originado passarelas cada vez mais esbeltas e, portanto, com maiores níveis de vibrações acarretando desde o desconforto aos usuários até riscos à segurança estrutural,nos piores casos, com acidentes fatais. Um exemplo atual diz respeito à ciclovia Tim Maia,localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, com carregamentos predominantementede natureza dinâmica como o caminhar de pedestres, o tráfego de ciclistas, a ação do vento ea ação excepcional das ondas do mar. Assim sendo, este trabalho de pesquisa objetivainvestigar um conjunto representativo de quinze passarelas quanto aos níveis de confortohumano, sob a ação dinâmica de pedestres, segundo as metodologias propostas nos guiasinternacionais de projeto HIVOSS [Human induced vibration of steel structures] e SÉTRA[Footbridges: assessment of vibrational behaviour of footbridges under pedestrian loading].Cabe ressaltar, com base nos resultados alcançados ao longo deste estudo, que inúmeraspassarelas apresentaram problemas associados ao desconforto humano dos pedestres. |
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AVALIAÇÃO DE PROJETO SOBRE O ESTADO LIMITE DE SERVIÇO DE PASSARELAS SUBMETIDAS À AÇÃO DINÂMICA DO CAMINHAR DOS PEDESTRESPassarelas de pedestres. Dinâmica Estrutural. Conforto humano.Passarelas são frequentemente submetidas a ações dinâmicas decorrentes da travessia de pedestres. O avanço tecnológico da engenharia estrutural e o uso de novos materiais têm originado passarelas cada vez mais esbeltas e, portanto, com maiores níveis de vibrações acarretando desde o desconforto aos usuários até riscos à segurança estrutural,nos piores casos, com acidentes fatais. Um exemplo atual diz respeito à ciclovia Tim Maia,localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, com carregamentos predominantementede natureza dinâmica como o caminhar de pedestres, o tráfego de ciclistas, a ação do vento ea ação excepcional das ondas do mar. Assim sendo, este trabalho de pesquisa objetivainvestigar um conjunto representativo de quinze passarelas quanto aos níveis de confortohumano, sob a ação dinâmica de pedestres, segundo as metodologias propostas nos guiasinternacionais de projeto HIVOSS [Human induced vibration of steel structures] e SÉTRA[Footbridges: assessment of vibrational behaviour of footbridges under pedestrian loading].Cabe ressaltar, com base nos resultados alcançados ao longo deste estudo, que inúmeraspassarelas apresentaram problemas associados ao desconforto humano dos pedestres.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2075010.26512/ripe.v2i2.20750Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 182-201Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 182-2012447-610210.26512/ripe.v2i2reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20750/19122Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro da Silva, Irwing AguiarDebona, Gilvan LunzSilva, José Guilherme Santos da2019-05-23T18:33:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20750Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:33:39Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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