AVALIAÇÃO DE PROJETO SOBRE O ESTADO LIMITE DE SERVIÇO DE PASSARELAS SUBMETIDAS À AÇÃO DINÂMICA DO CAMINHAR DOS PEDESTRES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro da Silva, Irwing Aguiar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Debona, Gilvan Lunz, Silva, José Guilherme Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20750
Resumo: Passarelas são frequentemente submetidas a ações dinâmicas decorrentes da travessia de pedestres. O avanço tecnológico da engenharia estrutural e o uso de novos materiais têm originado passarelas cada vez mais esbeltas e, portanto, com maiores níveis de vibrações acarretando desde o desconforto aos usuários até riscos à segurança estrutural,nos piores casos, com acidentes fatais. Um exemplo atual diz respeito à ciclovia Tim Maia,localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, com carregamentos predominantementede natureza dinâmica como o caminhar de pedestres, o tráfego de ciclistas, a ação do vento ea ação excepcional das ondas do mar. Assim sendo, este trabalho de pesquisa objetivainvestigar um conjunto representativo de quinze passarelas quanto aos níveis de confortohumano, sob a ação dinâmica de pedestres, segundo as metodologias propostas nos guiasinternacionais de projeto HIVOSS [Human induced vibration of steel structures] e SÉTRA[Footbridges: assessment of vibrational behaviour of footbridges under pedestrian loading].Cabe ressaltar, com base nos resultados alcançados ao longo deste estudo, que inúmeraspassarelas apresentaram problemas associados ao desconforto humano dos pedestres.
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