PROPOSTA DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE VIBRAÇÕES PARA O ESTÁDIO NACIONAL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21644 |
Resumo: | As arquibancadas de estádios de futebol são estruturas sujeitas a vibrações excessivas devido aos carregamentos oriundos de atividades rítmicas humanas que nelas se desenvolvem. A redução dessas vibrações pode ser alcançada satisfatoriamente com a instalação de dispositivos de atenuação, como os amortecedores de massa sintonizados (AMS). Pretende-se com este trabalho apresentar uma proposta para redução das acelerações nas arquibancadas do Estádio Nacional de Brasília com a aplicação desses dispositivos. Para a realização do estudo a arquibancada é modelada via Método dos Elementos Finitos e submetida a diversos tipos de carregamentos que simulam os saltos dos torcedores. São tomadas leituras de aceleração em quatro pontos distintos da estrutura, escolhidos a partir dos maiores deslocamentos observados na análise modal. A análise transiente inicial mostra que a estrutura apresenta problemas de conforto apenas para uma faixa específica de frequência de carga e em uma determinada região. Levando em conta a região e o carregamento mais desfavorável, um estudo com diversas configurações de amortecedores é realizado com o intuito de se encontrar o arranjo mais eficiente, que reduz a vibração a níveis aceitáveis levando em conta a menor da massa dos amortecedores. |
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PROPOSTA DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE VIBRAÇÕES PARA O ESTÁDIO NACIONALControle de vibrações em estruturas de estádios. Vibrações induzidas por atividades humanas. Conforto humano. Dinâmica das estruturas.As arquibancadas de estádios de futebol são estruturas sujeitas a vibrações excessivas devido aos carregamentos oriundos de atividades rítmicas humanas que nelas se desenvolvem. A redução dessas vibrações pode ser alcançada satisfatoriamente com a instalação de dispositivos de atenuação, como os amortecedores de massa sintonizados (AMS). Pretende-se com este trabalho apresentar uma proposta para redução das acelerações nas arquibancadas do Estádio Nacional de Brasília com a aplicação desses dispositivos. Para a realização do estudo a arquibancada é modelada via Método dos Elementos Finitos e submetida a diversos tipos de carregamentos que simulam os saltos dos torcedores. São tomadas leituras de aceleração em quatro pontos distintos da estrutura, escolhidos a partir dos maiores deslocamentos observados na análise modal. A análise transiente inicial mostra que a estrutura apresenta problemas de conforto apenas para uma faixa específica de frequência de carga e em uma determinada região. Levando em conta a região e o carregamento mais desfavorável, um estudo com diversas configurações de amortecedores é realizado com o intuito de se encontrar o arranjo mais eficiente, que reduz a vibração a níveis aceitáveis levando em conta a menor da massa dos amortecedores.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2164410.26512/ripe.v2i13.21644Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 13 (2016): VIBRATION CONTROL; 195-215Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 13 (2016): VIBRATION CONTROL; 195-2152447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21644/19958Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessRabelo, Leonardo José GuimarãesÁvila, Suzana MoreiraDoz, Graciela Nora2019-06-16T02:12:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21644Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T02:12:17Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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