LÓGICA FUZZY APLICADA NA OTIMIZAÇÃO OPERACIONAL DE REDE SETORIZADA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21033 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a técnica de controle fuzzy aplicadas a uma Rede Piloto de Distribuição de Água (RPDA) dividida em dois setores, alimentada diretamente por um conjunto motor bomba e com duas Válvulas Reguladoras de Pressão (VRP) instaladas na entrada dos setores. O controlador fuzzy da bomba tem como objetivo manter a pressão na saída dos ramais de água dos setores constante em um valor pré definido e condicionar que a bomba funcione com uma melhor eficiência energética. A arquitetura do sistema de controle foi projetada de forma que um fuzzy atuará na modulação da velocidade do conjunto motor bomba, adequando-a em função das pressões de saída dos setores, buscando mantê-la constante e nas VRPs controlando também as pressões na saída do setor, buscando mantê-la em um valor pré definido. Os controladores atuam de forma independente entre eles, porém apresenta em comum o mesmo sinal de entrada, as pressões nos ramais. |
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LÓGICA FUZZY APLICADA NA OTIMIZAÇÃO OPERACIONAL DE REDE SETORIZADA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICAFuzzy. Eficiência Energética. Controle de Pressão.Este trabalho apresenta a técnica de controle fuzzy aplicadas a uma Rede Piloto de Distribuição de Água (RPDA) dividida em dois setores, alimentada diretamente por um conjunto motor bomba e com duas Válvulas Reguladoras de Pressão (VRP) instaladas na entrada dos setores. O controlador fuzzy da bomba tem como objetivo manter a pressão na saída dos ramais de água dos setores constante em um valor pré definido e condicionar que a bomba funcione com uma melhor eficiência energética. A arquitetura do sistema de controle foi projetada de forma que um fuzzy atuará na modulação da velocidade do conjunto motor bomba, adequando-a em função das pressões de saída dos setores, buscando mantê-la constante e nas VRPs controlando também as pressões na saída do setor, buscando mantê-la em um valor pré definido. Os controladores atuam de forma independente entre eles, porém apresenta em comum o mesmo sinal de entrada, as pressões nos ramais.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2103310.26512/ripe.v2i23.21033Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 23 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (I); 13-26Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 23 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (I); 13-262447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21033/19371Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, RenatoOliveira, José Kleber Costa deGomes, Heber PimentelHenriques, Kenny Rogers da SilvaLima, Fábio Araújo de2019-06-16T19:16:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21033Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T19:16:15Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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