MODELAGEM DA DINÂMICA MULTICORPOS DE UMA BANCADA DE TESTES PARA ANÁLISE DE VIBRAÇÕES DE CORPO INTEIRO EM ASSENTO AUTOMOTIVO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21256 |
Resumo: | Na área veicular, a busca pelo conforto, seja do motoristas ou dos passageiros, é uma constante pelos engenheiros. As vibrações provenientes do sistema de powertrain, do contato pneu/pista e principalmente do sistema de suspensão são transmitidas para o assento e consequentemente ao ser humano. Minimizar a vibração que atinge o indivíduo no interior do veículo é atualmente uma realidade em toda area de projeto veicular. Para isto, a utilização de bancadas de testes são recomendadas, ao contrário da realização de medições in situ quando o veículo já foi projetado e fabricado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo a proposição, modelagem e simulação computacional de uma bancada de testes para ensaios experimentais de vibração em corpo inteiro(VCI) em assentos automotivos, em especial de ônibus rodoviário, e ainda que seja funcional para adaptação a diferentes modelos de assentos. A bancada em questão foi modelada em software comercial de dinâmica multicorpos (ADAMS View®). Primeiramente esta foi modelada como um sistemas de dois graus de liberdade(GDL) para obtenção da aceleração no assento.Com o intuito de verificar se o modelo simplificado de 2GDL possui resposta condizente com um modelo mais detalhado, este ultimo também foi modelado e simulado. As respostas de aceleração no assento proveniente de ambos os modelos foram comparadas. Vale ressaltar que as simulações foram realizadas para dois níveis de forças diferentes: o equivalente a dois shakers eletrodinâmicos diferentes, visando analisar a viabilidade da utilização destes. As respostas obtidas com cada modelo e a análise dos resultados são apresentados, tendo em vista que o assento da bancada seja excitada por um nível de vibração significativo. |
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Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 5 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF WIND SYSTEMS AND ANALYSING AND DESIGN OF OFFSHORE SYSTEMS; 218-237 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 5 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF WIND SYSTEMS AND ANALYSING AND DESIGN OF OFFSHORE SYSTEMS; 218-237 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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