COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE TRELIÇAS LEVES DE PERFIS DE CHAPA DOBRADA DE AÇO DE ALTA RESISTÊNCIA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20733 |
Resumo: | No presente trabalho é apresentado um estudo numérico e experimental de um sistema estrutural leve, fabricado de modo padronizado, conhecido no mercado como “steel framing”, empregado em construções de edificações de múltiplos andares com fins habitacionais e comerciais. O sistema estrutural estudado consiste em treliças feitas a partir de perfis de chapa dobrada de aço de alta resistência. As vantagens da utilização desse sistema são o baixo peso, a facilidade de montagem e a possibilidade de passagem de dutos e tubos pela alma dessa estrutura. Nesse artigo são apresentados resultados experimentais, realizados no laboratório de Estruturas e Materiais da PUC-Rio, de treliças leves de tamanho real com 400 mm de altura e empregando-se aços de alta resistência. Os objetivos do trabalho foram: avaliação da resistência última, os modos de flambagem, resistência das ligações e o comportamento efetivo à torção. Após os procedimentos experimentais, foi feita a modelagem computacional do comportamento estrutural e foi elaborada uma análise comparativa dos resultados numéricos com os obtidos experimentalmente. |
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COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE TRELIÇAS LEVES DE PERFIS DE CHAPA DOBRADA DE AÇO DE ALTA RESISTÊNCIATreliças leves. Perfis de chapa dobrada. Aço de alta resistência. Comportamento experimental.No presente trabalho é apresentado um estudo numérico e experimental de um sistema estrutural leve, fabricado de modo padronizado, conhecido no mercado como “steel framing”, empregado em construções de edificações de múltiplos andares com fins habitacionais e comerciais. O sistema estrutural estudado consiste em treliças feitas a partir de perfis de chapa dobrada de aço de alta resistência. As vantagens da utilização desse sistema são o baixo peso, a facilidade de montagem e a possibilidade de passagem de dutos e tubos pela alma dessa estrutura. Nesse artigo são apresentados resultados experimentais, realizados no laboratório de Estruturas e Materiais da PUC-Rio, de treliças leves de tamanho real com 400 mm de altura e empregando-se aços de alta resistência. Os objetivos do trabalho foram: avaliação da resistência última, os modos de flambagem, resistência das ligações e o comportamento efetivo à torção. Após os procedimentos experimentais, foi feita a modelagem computacional do comportamento estrutural e foi elaborada uma análise comparativa dos resultados numéricos com os obtidos experimentalmente.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2073310.26512/ripe.v2i2.20733Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 1-14Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 1-142447-610210.26512/ripe.v2i2reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20733/19105Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessDaltro, André M.Andrade, Sebastião A. L.2019-05-23T18:30:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20733Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:30:29Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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