CONTROLE DE UMA AERONAVE FLEXÍVEL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/15006 |
Resumo: | A aviação civil e militar vem buscando ao longo dos anos uma modernização das aeronaves com vias a se ter dispositivos com maior capacidade de carga, menor peso estrutural e maior eficiência aerodinâmica. Com o surgimento dos chamados materiais compósitos (fibra de carbono, dentre outras) abrem-se novas possibilidades de se terem aeronaves mais sofisticadas e de diferentes comportamentos. Seguindo esta tendência, avaliou-se o comportamento de uma aeronave com características de grande flexibilidade, o avião B-1, o que influi na capacidade de voo da aeronave, com vias de utilização futura da mesma categoria de não tripulada. Assim, aplicou-se uma lei de controle não linear com a técnica do regulador integrativo universal que foi capaz de permitir que a aeronave percorra uma trajetória pré-estabelecida sem a necessidade de interferência humana. Foi feita formulação matemática da aeronave (dinâmica), lei de controle e simulações numéricas como forma de comprovar a eficácia e robustez da lei de controle adotada. Palavras-chaves: Aeronáutica, Aeronave flexível, Controle não linear, Regulador integrativo universal. |
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CONTROLE DE UMA AERONAVE FLEXÍVELA aviação civil e militar vem buscando ao longo dos anos uma modernização das aeronaves com vias a se ter dispositivos com maior capacidade de carga, menor peso estrutural e maior eficiência aerodinâmica. Com o surgimento dos chamados materiais compósitos (fibra de carbono, dentre outras) abrem-se novas possibilidades de se terem aeronaves mais sofisticadas e de diferentes comportamentos. Seguindo esta tendência, avaliou-se o comportamento de uma aeronave com características de grande flexibilidade, o avião B-1, o que influi na capacidade de voo da aeronave, com vias de utilização futura da mesma categoria de não tripulada. Assim, aplicou-se uma lei de controle não linear com a técnica do regulador integrativo universal que foi capaz de permitir que a aeronave percorra uma trajetória pré-estabelecida sem a necessidade de interferência humana. Foi feita formulação matemática da aeronave (dinâmica), lei de controle e simulações numéricas como forma de comprovar a eficácia e robustez da lei de controle adotada. Palavras-chaves: Aeronáutica, Aeronave flexível, Controle não linear, Regulador integrativo universal.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/1500610.26512/ripe.v2i20.15006Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 20 (2016): MODELING SIMULATION AND CONTROL OF AEROSPACE AND NAVAL STRUCTURES DYNAMICS (II); 79-88Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 20 (2016): MODELING SIMULATION AND CONTROL OF AEROSPACE AND NAVAL STRUCTURES DYNAMICS (II); 79-882447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/15006/13320https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/15006/19085Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Rafaella BarrêtoJúnior, Sebastião Simões da CunhaSousa, Marcelo Santiago deSantos, Nycolas de LimaCamilo, Caue da Silva2019-06-16T19:05:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15006Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T19:05:38Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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