DESENVOLVIMENTO DO MODELO NUMÉRICO DA PONTE ESTAIADA SOBRE O RIO ARADE
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20966 |
Resumo: | O desenvolvimento da análise estrutural ao lado do desenvolvimento das novas tecnologias computacionais, como o método de elementos finitos (MEF) na década de 1960, possibilitou que muitos problemas complexos pudessem ser resolvidos com menor aproximação. Neste sentido, os métodos numéricos são fundamentais para a análise das estruturas de pontes, e a seleção da forma de modelagem mais adequada depende da natureza das informações que se pretende obter. De tal modo, a análise pode ser realizada com um modelo linear elástico ou com modelos mais sofisticados, que epresentem os aspectos fundamentais de comportamento não-linear dos materiais e de membros estruturais. O presente artigo descreve as premissas que levaram o desenvolvimento do modelo numérico da Ponte Estaiada sobre o Rio Arade, localizada na cidade de Portimão, Portugal. A ponte tem 850 metros de extensão de tabuleiro com três vãos contínuos e dois viadutos de acesso em ambas margens do rio, o trecho estaiado possui 470 metros de extensão divididos em três tramo de 107, 256 e 107 metros respetivamente. O modelo numérico foi desenvolvido por meio da versão acadêmica do programa comercial de elementos finitos ANSYS. |
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DESENVOLVIMENTO DO MODELO NUMÉRICO DA PONTE ESTAIADA SOBRE O RIO ARADEPonte Estaiada. Modelagem. Elementos Finitos. ANSYS.O desenvolvimento da análise estrutural ao lado do desenvolvimento das novas tecnologias computacionais, como o método de elementos finitos (MEF) na década de 1960, possibilitou que muitos problemas complexos pudessem ser resolvidos com menor aproximação. Neste sentido, os métodos numéricos são fundamentais para a análise das estruturas de pontes, e a seleção da forma de modelagem mais adequada depende da natureza das informações que se pretende obter. De tal modo, a análise pode ser realizada com um modelo linear elástico ou com modelos mais sofisticados, que epresentem os aspectos fundamentais de comportamento não-linear dos materiais e de membros estruturais. O presente artigo descreve as premissas que levaram o desenvolvimento do modelo numérico da Ponte Estaiada sobre o Rio Arade, localizada na cidade de Portimão, Portugal. A ponte tem 850 metros de extensão de tabuleiro com três vãos contínuos e dois viadutos de acesso em ambas margens do rio, o trecho estaiado possui 470 metros de extensão divididos em três tramo de 107, 256 e 107 metros respetivamente. O modelo numérico foi desenvolvido por meio da versão acadêmica do programa comercial de elementos finitos ANSYS.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2096610.26512/ripe.v2i18.20966Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 18 (2016): NUMERICAL MODELING OF CONCRETE STRUCTURES; 291-306Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 18 (2016): NUMERICAL MODELING OF CONCRETE STRUCTURES; 291-3062447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20966/19305Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ivianne Cunha eBrito, José Luís Vital deCaetano, Elsa Sá2019-06-16T03:49:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20966Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T03:49:24Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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