ESTUDOS SOBRE A CONFIABILIDADE EM DUTOS SUJEITOS A CORROSÃO CONSIDERANDO O ERRO DO MODELO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21410 |
Resumo: | O processo de corrosão representa um dos principais mecanismos de falha dos dutos, que causa a perda de material levando a um enfraquecimento da superfície. Neste trabalho utiliza-se o principio da confiabilidade estrutural para projetar um duto sujeito ao processo de corrosão, determinando a espessura de projeto do duto. Como a análise de confiabilidade estrutural leva em consideração as incertezas associadas à s variáveis por meio da distribuição de probabilidade, assim o projeto resultante terá um nível de segurança consideravelmente maior, uma vez que a análise foi realizada de forma mais ampla e detalhada. A função de falha é escrita em termos da pressão resistente e da pressão atuante. A pressão resistente também nomeada por pressão de falha é calculada por meio de expressões empíricas utilizando-se quatro formulações já consagradas na literatura, B31G, B31G Modificada, BS-7910 bem como a formulação empírica de Ahammed. No intuito de corrigir o erro atrelado à obtenção indireta da pressão de falha, introduz-se o conceito da variável Erro do Modelo, obtida pela relação entre os valores de pressão de falha oriundos de experimentos laboratoriais e os valores obtidos pelas expressões empíricas. A obtenção do ponto de projeto, ou seja, do valor para a espessura do duto baseado na análise de confiabilidade é obtida pelo processo de Newton-Raphson, estabelecendo um valor alvo para o índice de confiabilidade. |
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ESTUDOS SOBRE A CONFIABILIDADE EM DUTOS SUJEITOS A CORROSÃO CONSIDERANDO O ERRO DO MODELOConfiabilidade Estrutural. Dutos. Erro do Modelo. FORM.O processo de corrosão representa um dos principais mecanismos de falha dos dutos, que causa a perda de material levando a um enfraquecimento da superfície. Neste trabalho utiliza-se o principio da confiabilidade estrutural para projetar um duto sujeito ao processo de corrosão, determinando a espessura de projeto do duto. Como a análise de confiabilidade estrutural leva em consideração as incertezas associadas à s variáveis por meio da distribuição de probabilidade, assim o projeto resultante terá um nível de segurança consideravelmente maior, uma vez que a análise foi realizada de forma mais ampla e detalhada. A função de falha é escrita em termos da pressão resistente e da pressão atuante. A pressão resistente também nomeada por pressão de falha é calculada por meio de expressões empíricas utilizando-se quatro formulações já consagradas na literatura, B31G, B31G Modificada, BS-7910 bem como a formulação empírica de Ahammed. No intuito de corrigir o erro atrelado à obtenção indireta da pressão de falha, introduz-se o conceito da variável Erro do Modelo, obtida pela relação entre os valores de pressão de falha oriundos de experimentos laboratoriais e os valores obtidos pelas expressões empíricas. A obtenção do ponto de projeto, ou seja, do valor para a espessura do duto baseado na análise de confiabilidade é obtida pelo processo de Newton-Raphson, estabelecendo um valor alvo para o índice de confiabilidade.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2141010.26512/ripe.v2i15.21410Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 15 (2016): IDENTIFICATION AND RIABILITY OF STRUCTURES; 232-247Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 15 (2016): IDENTIFICATION AND RIABILITY OF STRUCTURES; 232-2472447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21410/19741Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Maylon Dieferson Silva deTorres, Juliana Von SchmalzAfonso, Silvana Maria Bastos2019-06-16T02:54:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21410Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T02:54:53Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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