ESTUDOS SOBRE A CONFIABILIDADE EM DUTOS SUJEITOS A CORROSÃO CONSIDERANDO O ERRO DO MODELO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Maylon Dieferson Silva de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Torres, Juliana Von Schmalz, Afonso, Silvana Maria Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21410
Resumo: O processo de corrosão representa um dos principais mecanismos de falha dos dutos, que causa a perda de material levando a um enfraquecimento da superfície. Neste trabalho utiliza-se o principio da confiabilidade estrutural para projetar um duto sujeito ao processo de corrosão, determinando a espessura de projeto do duto. Como a análise de confiabilidade estrutural leva em consideração as incertezas associadas às variáveis por meio da distribuição de probabilidade, assim o projeto resultante terá um nível de segurança consideravelmente maior, uma vez que a análise foi realizada de forma mais ampla e detalhada. A função de falha é escrita em termos da pressão resistente e da pressão atuante. A pressão resistente também nomeada por pressão de falha é calculada por meio de expressões empíricas utilizando-se quatro formulações já consagradas na literatura, B31G, B31G Modificada, BS-7910 bem como a formulação empírica de Ahammed. No intuito de corrigir o erro atrelado à obtenção indireta da pressão de falha, introduz-se o conceito da variável Erro do Modelo, obtida pela relação entre os valores de pressão de falha oriundos de experimentos laboratoriais e os valores obtidos pelas expressões empíricas. A obtenção do ponto de projeto, ou seja, do valor para a espessura do duto baseado na análise de confiabilidade é obtida pelo processo de Newton-Raphson, estabelecendo um valor alvo para o índice de confiabilidade.
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