METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21634 |
Resumo: | Neste artigo, as principais metodologias de ensaio em neutralizadores dinâmicos de vibração para cabos aéreos singelos são apresentadas e analisadas criticamente. Apresentase ainda a proposta de uma nova metodologia de ensaio, com o suporte de dados obtidos experimentalmente. Essa nova metodologia incorpora métodos mais modernos de aquisição e tratamento de dados no levantamento das características dos dispositivos e fornece informações mais fidedignas e detalhadas de seu desempenho. Adicionalmente, o comportamento dinâmico do sistema composto pelo cabo e pelo neutralizador é modelado pelo método dos elementos finitos. A eficácia de um neutralizador é analisada em termos de seu desempenho em banda larga. Os resultados sugerem que neutralizadores de baixo amortecimento reduzem significativamente os níveis de vibração no sistema primário (o cabo condutor de energia) nas frequências de ressonância do dispositivo, mas ocasionam o surgimento de ressonâncias adjacentes, nas quais o condutor é levado a vibrar em níveis elevados ”“ conforme previsto em teoria. À luz do exposto, os métodos de ensaio tradicionais, baseados no princípio do balanço de energia, são considerados incapazes de fornecer uma compreensão ampla do comportamento dinâmico do sistema cabo-neutralizador. |
id |
UNB-19_97a2be890416bccc1deaac7750277ee9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21634 |
network_acronym_str |
UNB-19 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOSVibração ”“ Modelos matemáticos. Energia elétrica ”“ transmissão. Amortecimento (Mecânica). Eficácia. Eficiência.Neste artigo, as principais metodologias de ensaio em neutralizadores dinâmicos de vibração para cabos aéreos singelos são apresentadas e analisadas criticamente. Apresentase ainda a proposta de uma nova metodologia de ensaio, com o suporte de dados obtidos experimentalmente. Essa nova metodologia incorpora métodos mais modernos de aquisição e tratamento de dados no levantamento das características dos dispositivos e fornece informações mais fidedignas e detalhadas de seu desempenho. Adicionalmente, o comportamento dinâmico do sistema composto pelo cabo e pelo neutralizador é modelado pelo método dos elementos finitos. A eficácia de um neutralizador é analisada em termos de seu desempenho em banda larga. Os resultados sugerem que neutralizadores de baixo amortecimento reduzem significativamente os níveis de vibração no sistema primário (o cabo condutor de energia) nas frequências de ressonância do dispositivo, mas ocasionam o surgimento de ressonâncias adjacentes, nas quais o condutor é levado a vibrar em níveis elevados ”“ conforme previsto em teoria. À luz do exposto, os métodos de ensaio tradicionais, baseados no princípio do balanço de energia, são considerados incapazes de fornecer uma compreensão ampla do comportamento dinâmico do sistema cabo-neutralizador.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2163410.26512/ripe.v2i13.21634Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 13 (2016): VIBRATION CONTROL; 48-68Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 13 (2016): VIBRATION CONTROL; 48-682447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21634/19949Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Gabriel Ruggiero doLopes, Eduardo Márcio de Oliveira2019-06-16T02:07:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21634Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T02:07:10Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOS |
title |
METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOS |
spellingShingle |
METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOS Amaral, Gabriel Ruggiero do Vibração ”“ Modelos matemáticos. Energia elétrica ”“ transmissão. Amortecimento (Mecânica). Eficácia. Eficiência. |
title_short |
METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOS |
title_full |
METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOS |
title_fullStr |
METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOS |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOS |
title_sort |
METODOLOGIA EXPERIMENTAL PARA DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE NEUTRALIZADORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO PARA CABOS AÉREOS |
author |
Amaral, Gabriel Ruggiero do |
author_facet |
Amaral, Gabriel Ruggiero do Lopes, Eduardo Márcio de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Eduardo Márcio de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Gabriel Ruggiero do Lopes, Eduardo Márcio de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vibração ”“ Modelos matemáticos. Energia elétrica ”“ transmissão. Amortecimento (Mecânica). Eficácia. Eficiência. |
topic |
Vibração ”“ Modelos matemáticos. Energia elétrica ”“ transmissão. Amortecimento (Mecânica). Eficácia. Eficiência. |
description |
Neste artigo, as principais metodologias de ensaio em neutralizadores dinâmicos de vibração para cabos aéreos singelos são apresentadas e analisadas criticamente. Apresentase ainda a proposta de uma nova metodologia de ensaio, com o suporte de dados obtidos experimentalmente. Essa nova metodologia incorpora métodos mais modernos de aquisição e tratamento de dados no levantamento das características dos dispositivos e fornece informações mais fidedignas e detalhadas de seu desempenho. Adicionalmente, o comportamento dinâmico do sistema composto pelo cabo e pelo neutralizador é modelado pelo método dos elementos finitos. A eficácia de um neutralizador é analisada em termos de seu desempenho em banda larga. Os resultados sugerem que neutralizadores de baixo amortecimento reduzem significativamente os níveis de vibração no sistema primário (o cabo condutor de energia) nas frequências de ressonância do dispositivo, mas ocasionam o surgimento de ressonâncias adjacentes, nas quais o condutor é levado a vibrar em níveis elevados ”“ conforme previsto em teoria. À luz do exposto, os métodos de ensaio tradicionais, baseados no princípio do balanço de energia, são considerados incapazes de fornecer uma compreensão ampla do comportamento dinâmico do sistema cabo-neutralizador. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21634 10.26512/ripe.v2i13.21634 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21634 |
identifier_str_mv |
10.26512/ripe.v2i13.21634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21634/19949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 13 (2016): VIBRATION CONTROL; 48-68 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 13 (2016): VIBRATION CONTROL; 48-68 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
collection |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
anflor@unb.br |
_version_ |
1798315226586677248 |