OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DA SUSPENSÃO PARA UM MODELO DE UM QUARTO DE VEÍCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Darlan
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ávila, Suzana Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21643
Resumo: A suspensão veicular é um sistema que está diretamente ligado ao conforto dos passageiros e a dirigibilidade do automóvel. Esta é responsável pela transmissibilidade de vibrações para o chassi. As vibrações resultantes são provenientes de irregularidades do terreno, que podem causar problemas, como desconforto, perda de estabilidade e danos à saúde do condutor. As irregularides do terreno mencionadas nesse estudo são simuladas através de funções pré-definidas. Esse trabalho visa o estudo da dinâmica vertical do veículo, analisando suas vibrações mecânicas através de um modelo de dois graus de liberdade, solucionando analiticamente as equações de movimento. O modelo possui componentes como: mola, amortecedor e pneu. A mola é um componente rígido responsável por suportar a massa do veículo, o amortecedor é responsável por dissipar a energia do sistema, possuindo um coeficiente de amortecimento associado. O pneu também é modelado como um componente rígido da suspensão mostrando responsável por desenvolver as forças associadas a dirigibilidade e estabilidade do veículo. Dois parâmetros do modelo são analisados, a rigidez associada a mola da suspensão, e o coeficiente de amortecimento associado ao amortecedor. Percebe-se que a suspensão é muito sensível ás variações dos parâmetros de rigidez e amortecimento e existem propriedades que melhorariam sensivelmente a performance. Objetiva-se através desse estudo determinar estes parâmetros de modo a maximizar a eficiência do sistema, para tanto lança-se mão de técnicas de otimização.
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