AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20838 |
Resumo: | Muitas tecnologias estão sendo aprimoradas para melhorar os foguetes atuais. O motor de foguete híbrido proporciona diversas vantagens, como a simplicidade, segurança, baixo custo e reinicialização de empuxo o que o torna adequado para uma ampla gama de aplicações, incluindo foguete de sondagem, míssil tático, veículo de propulsão e sistemas de reentrada atmosférica. O funcionamento de um motor híbrido se assemelha ao de um foguete de combustível sólido, exceto que o propelente sólido é substituído por um combustível sólido, e o oxidante é injetado através do injetor central. Apesar de conter características dos foguetes sólidos e líquidos os foguetes híbridos não atingiram desenvolvimento que os tornassem comerciais. O Brasil tem uma pequena experiência em motores de foguetes híbridos, assim, é oportuna a intensificação deste tipo de estudo. Por conta do exposto, este trabalho apresenta um estudo numérico do escoamento no regime permanente em uma câmara de combustão de um motor foguete híbrido. Nas simulações é utilizado um modelo não viscoso para o cálculo dos parâmetros termodinâmicos ao longo do motor. Para uma comparação padronizada dos resultados, desenvolveu-se um programa em MatLab baseado em modelos analíticos das relações termodinâmicas isentrópicas e com o método da relação Area-Mach. No final do trabalho, resultados de simulação numérica do escoamento numa geometria bidimensional axissimétrica são apresentados e apropriadamente analisados. |
id |
UNB-19_aa95a7439aeb6029dfc10a0f02e85d7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20838 |
network_acronym_str |
UNB-19 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICASSimulação numérica. Escoamento. Foguete híbrido. Muitas tecnologias estão sendo aprimoradas para melhorar os foguetes atuais. O motor de foguete híbrido proporciona diversas vantagens, como a simplicidade, segurança, baixo custo e reinicialização de empuxo o que o torna adequado para uma ampla gama de aplicações, incluindo foguete de sondagem, míssil tático, veículo de propulsão e sistemas de reentrada atmosférica. O funcionamento de um motor híbrido se assemelha ao de um foguete de combustível sólido, exceto que o propelente sólido é substituído por um combustível sólido, e o oxidante é injetado através do injetor central. Apesar de conter características dos foguetes sólidos e líquidos os foguetes híbridos não atingiram desenvolvimento que os tornassem comerciais. O Brasil tem uma pequena experiência em motores de foguetes híbridos, assim, é oportuna a intensificação deste tipo de estudo. Por conta do exposto, este trabalho apresenta um estudo numérico do escoamento no regime permanente em uma câmara de combustão de um motor foguete híbrido. Nas simulações é utilizado um modelo não viscoso para o cálculo dos parâmetros termodinâmicos ao longo do motor. Para uma comparação padronizada dos resultados, desenvolveu-se um programa em MatLab baseado em modelos analíticos das relações termodinâmicas isentrópicas e com o método da relação Area-Mach. No final do trabalho, resultados de simulação numérica do escoamento numa geometria bidimensional axissimétrica são apresentados e apropriadamente analisados.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2083810.26512/ripe.v2i25.20838Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 25 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (I); 1-09Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 25 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (I); 1-092447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20838/19209Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luan Henrique dos SantosCunha, Fábio Alfaia da2019-06-18T14:46:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20838Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-18T14:46:15Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS |
title |
AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS Oliveira, Luan Henrique dos Santos Simulação numérica. Escoamento. Foguete híbrido. |
title_short |
AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS |
title_full |
AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO ESCOAMENTO DOS GASES EM UM MOTOR DE FOGUETE HÍBRIDO POR MEIO DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS |
author |
Oliveira, Luan Henrique dos Santos |
author_facet |
Oliveira, Luan Henrique dos Santos Cunha, Fábio Alfaia da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Fábio Alfaia da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luan Henrique dos Santos Cunha, Fábio Alfaia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação numérica. Escoamento. Foguete híbrido. |
topic |
Simulação numérica. Escoamento. Foguete híbrido. |
description |
Muitas tecnologias estão sendo aprimoradas para melhorar os foguetes atuais. O motor de foguete híbrido proporciona diversas vantagens, como a simplicidade, segurança, baixo custo e reinicialização de empuxo o que o torna adequado para uma ampla gama de aplicações, incluindo foguete de sondagem, míssil tático, veículo de propulsão e sistemas de reentrada atmosférica. O funcionamento de um motor híbrido se assemelha ao de um foguete de combustível sólido, exceto que o propelente sólido é substituído por um combustível sólido, e o oxidante é injetado através do injetor central. Apesar de conter características dos foguetes sólidos e líquidos os foguetes híbridos não atingiram desenvolvimento que os tornassem comerciais. O Brasil tem uma pequena experiência em motores de foguetes híbridos, assim, é oportuna a intensificação deste tipo de estudo. Por conta do exposto, este trabalho apresenta um estudo numérico do escoamento no regime permanente em uma câmara de combustão de um motor foguete híbrido. Nas simulações é utilizado um modelo não viscoso para o cálculo dos parâmetros termodinâmicos ao longo do motor. Para uma comparação padronizada dos resultados, desenvolveu-se um programa em MatLab baseado em modelos analíticos das relações termodinâmicas isentrópicas e com o método da relação Area-Mach. No final do trabalho, resultados de simulação numérica do escoamento numa geometria bidimensional axissimétrica são apresentados e apropriadamente analisados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20838 10.26512/ripe.v2i25.20838 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20838 |
identifier_str_mv |
10.26512/ripe.v2i25.20838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20838/19209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 25 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (I); 1-09 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 25 (2016): UNDERGRADUATE POSTER SESSION (I); 1-09 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
collection |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
anflor@unb.br |
_version_ |
1798315224337481728 |