ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, André Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, João Paulo Silva, Real, Mauro Vasconcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21615
Resumo: Neste trabalho aplicou-se o método de simulações de Monte Carlo ao modelo estrutural de um cais de contêineres com o objetivo de verificar as distribuições de probabilidade das reações máximas da estrutura. Duas combinações de carregamentos externos atuantes foram apresentadas, ambas simulando condições reais de funcionamento do terminal portuário. Aos parâmetros de entrada das simulações ”“ ações externas devidas ao peso próprio, sobrecarga, forças de amarração e equipamentos ”“ foram atribuídas distribuições de probabilidade baseando-se na bibliografia ou em dados obtidos pelos autores. O modelo estrutural em elementos finitos e as simulações de Monte Carlo foram elaborados no software ANSYS®, em sua interface APDL Mechanical, enquanto que as análises estatísticas foram executadas com software Statistica®. Os resultados demonstram que, para as duas situações estudadas, assim como as ações externas mais significativas para os valores das reações, as forças e momentos de reações nas bases das estacas do cais considerado ajustam-se adequadamente a distribuições normais de probabilidade.
id UNB-19_acb2cc8b69201bb992b8095c28b5fcd5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21615
network_acronym_str UNB-19
network_name_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository_id_str
spelling ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERESEstruturas acostáveis. Cais de contêineres. Método de Monte Carlo. Análise probabilística. Método dos elementos finitos.Neste trabalho aplicou-se o método de simulações de Monte Carlo ao modelo estrutural de um cais de contêineres com o objetivo de verificar as distribuições de probabilidade das reações máximas da estrutura. Duas combinações de carregamentos externos atuantes foram apresentadas, ambas simulando condições reais de funcionamento do terminal portuário. Aos parâmetros de entrada das simulações ”“ ações externas devidas ao peso próprio, sobrecarga, forças de amarração e equipamentos ”“ foram atribuídas distribuições de probabilidade baseando-se na bibliografia ou em dados obtidos pelos autores. O modelo estrutural em elementos finitos e as simulações de Monte Carlo foram elaborados no software ANSYS®, em sua interface APDL Mechanical, enquanto que as análises estatísticas foram executadas com software Statistica®. Os resultados demonstram que, para as duas situações estudadas, assim como as ações externas mais significativas para os valores das reações, as forças e momentos de reações nas bases das estacas do cais considerado ajustam-se adequadamente a distribuições normais de probabilidade.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2161510.26512/ripe.v2i16.21615Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 16 (2016): STOCHASTIC MODELING AND UNCERTAINTY QUANTIFICATION; 42-59Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 16 (2016): STOCHASTIC MODELING AND UNCERTAINTY QUANTIFICATION; 42-592447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21615/19933Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, André PereiraLima, João Paulo SilvaReal, Mauro Vasconcellos2019-06-16T03:04:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21615Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T03:04:19Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES
title ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES
spellingShingle ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES
Ramos, André Pereira
Estruturas acostáveis. Cais de contêineres. Método de Monte Carlo. Análise probabilística. Método dos elementos finitos.
title_short ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES
title_full ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES
title_fullStr ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES
title_full_unstemmed ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES
title_sort ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES
author Ramos, André Pereira
author_facet Ramos, André Pereira
Lima, João Paulo Silva
Real, Mauro Vasconcellos
author_role author
author2 Lima, João Paulo Silva
Real, Mauro Vasconcellos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, André Pereira
Lima, João Paulo Silva
Real, Mauro Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Estruturas acostáveis. Cais de contêineres. Método de Monte Carlo. Análise probabilística. Método dos elementos finitos.
topic Estruturas acostáveis. Cais de contêineres. Método de Monte Carlo. Análise probabilística. Método dos elementos finitos.
description Neste trabalho aplicou-se o método de simulações de Monte Carlo ao modelo estrutural de um cais de contêineres com o objetivo de verificar as distribuições de probabilidade das reações máximas da estrutura. Duas combinações de carregamentos externos atuantes foram apresentadas, ambas simulando condições reais de funcionamento do terminal portuário. Aos parâmetros de entrada das simulações ”“ ações externas devidas ao peso próprio, sobrecarga, forças de amarração e equipamentos ”“ foram atribuídas distribuições de probabilidade baseando-se na bibliografia ou em dados obtidos pelos autores. O modelo estrutural em elementos finitos e as simulações de Monte Carlo foram elaborados no software ANSYS®, em sua interface APDL Mechanical, enquanto que as análises estatísticas foram executadas com software Statistica®. Os resultados demonstram que, para as duas situações estudadas, assim como as ações externas mais significativas para os valores das reações, as forças e momentos de reações nas bases das estacas do cais considerado ajustam-se adequadamente a distribuições normais de probabilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21615
10.26512/ripe.v2i16.21615
url https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21615
identifier_str_mv 10.26512/ripe.v2i16.21615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21615/19933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 16 (2016): STOCHASTIC MODELING AND UNCERTAINTY QUANTIFICATION; 42-59
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 16 (2016): STOCHASTIC MODELING AND UNCERTAINTY QUANTIFICATION; 42-59
2447-6102
reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
collection Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv anflor@unb.br
_version_ 1798315226561511424