ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21615 |
Resumo: | Neste trabalho aplicou-se o método de simulações de Monte Carlo ao modelo estrutural de um cais de contêineres com o objetivo de verificar as distribuições de probabilidade das reações máximas da estrutura. Duas combinações de carregamentos externos atuantes foram apresentadas, ambas simulando condições reais de funcionamento do terminal portuário. Aos parâmetros de entrada das simulações ”“ ações externas devidas ao peso próprio, sobrecarga, forças de amarração e equipamentos ”“ foram atribuídas distribuições de probabilidade baseando-se na bibliografia ou em dados obtidos pelos autores. O modelo estrutural em elementos finitos e as simulações de Monte Carlo foram elaborados no software ANSYS®, em sua interface APDL Mechanical, enquanto que as análises estatísticas foram executadas com software Statistica®. Os resultados demonstram que, para as duas situações estudadas, assim como as ações externas mais significativas para os valores das reações, as forças e momentos de reações nas bases das estacas do cais considerado ajustam-se adequadamente a distribuições normais de probabilidade. |
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ANÁLISE PROBABILÍSTICA DAS REAÇÕES NAS ESTACAS DE UM CAIS DE CONTÊINERESEstruturas acostáveis. Cais de contêineres. Método de Monte Carlo. Análise probabilística. Método dos elementos finitos.Neste trabalho aplicou-se o método de simulações de Monte Carlo ao modelo estrutural de um cais de contêineres com o objetivo de verificar as distribuições de probabilidade das reações máximas da estrutura. Duas combinações de carregamentos externos atuantes foram apresentadas, ambas simulando condições reais de funcionamento do terminal portuário. Aos parâmetros de entrada das simulações ”“ ações externas devidas ao peso próprio, sobrecarga, forças de amarração e equipamentos ”“ foram atribuídas distribuições de probabilidade baseando-se na bibliografia ou em dados obtidos pelos autores. O modelo estrutural em elementos finitos e as simulações de Monte Carlo foram elaborados no software ANSYS®, em sua interface APDL Mechanical, enquanto que as análises estatísticas foram executadas com software Statistica®. Os resultados demonstram que, para as duas situações estudadas, assim como as ações externas mais significativas para os valores das reações, as forças e momentos de reações nas bases das estacas do cais considerado ajustam-se adequadamente a distribuições normais de probabilidade.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2161510.26512/ripe.v2i16.21615Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 16 (2016): STOCHASTIC MODELING AND UNCERTAINTY QUANTIFICATION; 42-59Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 16 (2016): STOCHASTIC MODELING AND UNCERTAINTY QUANTIFICATION; 42-592447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21615/19933Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, André PereiraLima, João Paulo SilvaReal, Mauro Vasconcellos2019-06-16T03:04:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21615Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T03:04:19Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Neste trabalho aplicou-se o método de simulações de Monte Carlo ao modelo estrutural de um cais de contêineres com o objetivo de verificar as distribuições de probabilidade das reações máximas da estrutura. Duas combinações de carregamentos externos atuantes foram apresentadas, ambas simulando condições reais de funcionamento do terminal portuário. Aos parâmetros de entrada das simulações ”“ ações externas devidas ao peso próprio, sobrecarga, forças de amarração e equipamentos ”“ foram atribuídas distribuições de probabilidade baseando-se na bibliografia ou em dados obtidos pelos autores. O modelo estrutural em elementos finitos e as simulações de Monte Carlo foram elaborados no software ANSYS®, em sua interface APDL Mechanical, enquanto que as análises estatísticas foram executadas com software Statistica®. Os resultados demonstram que, para as duas situações estudadas, assim como as ações externas mais significativas para os valores das reações, as forças e momentos de reações nas bases das estacas do cais considerado ajustam-se adequadamente a distribuições normais de probabilidade. |
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