COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21724 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a comparação entre frota homogênea e heterogênea em problemas de roteamento de veículos capacitados com o objetivo de minimizar o custo de transporte utilizando algoritmo exato, em linguagem de programação linear inteira mista, levando em consideração a variação da taxa de consumo de combustível na função objetivo. O modelo computacional foi desenvolvido em linguagem de programação GUSEK e foi utilizado o solver GLPK. Foram testadas instâncias com duas frotas, homogênea e heterogênea, e 5 grafos diferentes. Os resultados mostraram que a frota heterogênea apresentou menor custo de transporte, com exceção de um caso particular em que a quantidade de pontos a visitar é igual ao número de veículos e a demanda é igual à capacidade de carregamento dos veículos. Conclui-se que para o caso geral estudado a frotaheterogênea fornece menor custo de transporte e a economia em relação a utilização de frota homogênea é maior a medida que o número de pontos a serem visitados aumenta. |
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COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOSRoteamento de veículos capacitados. Otimização. Frota heterogênea. Frota homogênea.Este trabalho apresenta a comparação entre frota homogênea e heterogênea em problemas de roteamento de veículos capacitados com o objetivo de minimizar o custo de transporte utilizando algoritmo exato, em linguagem de programação linear inteira mista, levando em consideração a variação da taxa de consumo de combustível na função objetivo. O modelo computacional foi desenvolvido em linguagem de programação GUSEK e foi utilizado o solver GLPK. Foram testadas instâncias com duas frotas, homogênea e heterogênea, e 5 grafos diferentes. Os resultados mostraram que a frota heterogênea apresentou menor custo de transporte, com exceção de um caso particular em que a quantidade de pontos a visitar é igual ao número de veículos e a demanda é igual à capacidade de carregamento dos veículos. Conclui-se que para o caso geral estudado a frotaheterogênea fornece menor custo de transporte e a economia em relação a utilização de frota homogênea é maior a medida que o número de pontos a serem visitados aumenta.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2172410.26512/ripe.v2i10.21724Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 10 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (II); 13-18Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 10 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (II); 13-182447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21724/20036Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Rosiana da SilvaAzevedo, Danilo César RodriguesFerreira, Ricardo Poley MartinsPujatti, Fabrício José Pacheco2019-06-09T21:43:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21724Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-09T21:43:02Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 10 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (II); 13-18 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 10 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (II); 13-18 2447-6102 reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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