COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosiana da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Azevedo, Danilo César Rodrigues, Ferreira, Ricardo Poley Martins, Pujatti, Fabrício José Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21724
Resumo: Este trabalho apresenta a comparação entre frota homogênea e heterogênea em problemas de roteamento de veículos capacitados com o objetivo de minimizar o custo de transporte utilizando algoritmo exato, em linguagem de programação linear inteira mista, levando em consideração a variação da taxa de consumo de combustível na função objetivo. O modelo computacional foi desenvolvido em linguagem de programação GUSEK e foi utilizado o solver GLPK. Foram testadas instâncias com duas frotas, homogênea e heterogênea, e 5 grafos diferentes. Os resultados mostraram que a frota heterogênea apresentou menor custo de transporte, com exceção de um caso particular em que a quantidade de pontos a visitar é igual ao número de veículos e a demanda é igual à capacidade de carregamento dos veículos. Conclui-se que para o caso geral estudado a frotaheterogênea fornece menor custo de transporte e a economia em relação a utilização de frota homogênea é maior a medida que o número de pontos a serem visitados aumenta.
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spelling COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOSRoteamento de veículos capacitados. Otimização. Frota heterogênea. Frota homogênea.Este trabalho apresenta a comparação entre frota homogênea e heterogênea em problemas de roteamento de veículos capacitados com o objetivo de minimizar o custo de transporte utilizando algoritmo exato, em linguagem de programação linear inteira mista, levando em consideração a variação da taxa de consumo de combustível na função objetivo. O modelo computacional foi desenvolvido em linguagem de programação GUSEK e foi utilizado o solver GLPK. Foram testadas instâncias com duas frotas, homogênea e heterogênea, e 5 grafos diferentes. Os resultados mostraram que a frota heterogênea apresentou menor custo de transporte, com exceção de um caso particular em que a quantidade de pontos a visitar é igual ao número de veículos e a demanda é igual à capacidade de carregamento dos veículos. Conclui-se que para o caso geral estudado a frotaheterogênea fornece menor custo de transporte e a economia em relação a utilização de frota homogênea é maior a medida que o número de pontos a serem visitados aumenta.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2172410.26512/ripe.v2i10.21724Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 10 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (II); 13-18Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 10 (2016): COMPUTATIONAL INTELLIGENCE TECHNIQUES FOR OPTMIZATION AND DATA MODELING (II); 13-182447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21724/20036Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Rosiana da SilvaAzevedo, Danilo César RodriguesFerreira, Ricardo Poley MartinsPujatti, Fabrício José Pacheco2019-06-09T21:43:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21724Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-09T21:43:02Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false
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