ANÁLISE ESTRUTURAL DE PLACAS: MODELAGEM COMPUTACIONAL PARA AS TEORIAS DE REISSNER-MINDLIN E KIRCHHOFF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21049 |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco a análise estrutural de um modelo de placa submetido a um carregamento externo hipotético. O modelo em questão será desenvolvido por meio de uma simulação computacional baseado no algoritmo do Método dos Elementos Finitos. Será proposta a comparação de duas teorias de placas: a teoria clássica de Kirchhoff e a teoria de Reissner-Mindlin. E com o intuito de possibilitar a simulação numérica e a análise gráfica dos resultados para o problema proposto, com condições de contorno de determinadas tensões e deformações, será empregado um ambiente para programação orientada a objetos (POO). Resultados obtidos para as aproximações numéricas das duas teorias serão comparados e validados pela solução analítica. Também serão discutidas as influências das deformações cisalhantes e algumas técnicas para mitigar os efeitos de travamento (shear-locking effects) no modelo deformado. |
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ANÁLISE ESTRUTURAL DE PLACAS: MODELAGEM COMPUTACIONAL PARA AS TEORIAS DE REISSNER-MINDLIN E KIRCHHOFFPlacas. Reissner-Mindlin. Shear-locking. POO.O presente trabalho tem como foco a análise estrutural de um modelo de placa submetido a um carregamento externo hipotético. O modelo em questão será desenvolvido por meio de uma simulação computacional baseado no algoritmo do Método dos Elementos Finitos. Será proposta a comparação de duas teorias de placas: a teoria clássica de Kirchhoff e a teoria de Reissner-Mindlin. E com o intuito de possibilitar a simulação numérica e a análise gráfica dos resultados para o problema proposto, com condições de contorno de determinadas tensões e deformações, será empregado um ambiente para programação orientada a objetos (POO). Resultados obtidos para as aproximações numéricas das duas teorias serão comparados e validados pela solução analítica. Também serão discutidas as influências das deformações cisalhantes e algumas técnicas para mitigar os efeitos de travamento (shear-locking effects) no modelo deformado.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2104910.26512/ripe.v2i23.21049Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 23 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (I); 257-276Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 23 (2016): NUMERICAL METHODS APPLIED TO STRUCTURAL DESIGN (I); 257-2762447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21049/19385Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Pablo Giovanni Silva2019-06-16T19:27:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21049Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T19:27:29Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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