ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laura C.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Abreu, João Felipe A. C. de, Silveira, Ricardo A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21760
Resumo: As construções subterrâneas, como os elementos de fundações, túneis e tubulações enterradas, são normalmente suportadas pelo meio, no caso solo ou rocha, ou usadas para suportar a carga que vem do próprio meio. O material que compõe o solo ou rocha, em muitas situações, é incapaz de reagir às solicitações de tração, e assim a estrutura, durante o processo de carregamento e deformação, pode perder o contato com o meio circunvizinho, caracterizando um problema de contato unilateral. O presente trabalho apresenta uma metodologia numérica para a análise de arcos com restrições unilaterais de contato impostas por bases elásticas considerando a não linearidade geométrica da estrutura. A solução do problema não linear envolve, portanto, tanto o campo de deslocamentos quanto a extensão e a posição das regiões de contato entre o solo e a estrutura. A abordagem numérica proposta apresenta como principais características: o emprego do método dos elementos finitos para aproximar o comportamento do sistema de suporte (estrutura-base elástica); e o emprego de modelos discreto e contínuo de Winkler para representar as bases elásticas. Três exemplos numéricos envolvendo arcos são analisados e comparados com resultados presentes na literatura com o intuito de averiguar a eficiência das metodologias propostas para solução do problema de contato. Ao final do trabalho, algumas conclusões e observações referentes aos resultados obtidos são estabelecidas.
id UNB-19_c5df64143ca0ddfa0622510b97d07ba7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21760
network_acronym_str UNB-19
network_name_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository_id_str
spelling ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATOArcos. Base elástica. Problemas de contato. Restrições unilaterais. Análise não linear geométrica.As construções subterrâneas, como os elementos de fundações, túneis e tubulações enterradas, são normalmente suportadas pelo meio, no caso solo ou rocha, ou usadas para suportar a carga que vem do próprio meio. O material que compõe o solo ou rocha, em muitas situações, é incapaz de reagir às solicitações de tração, e assim a estrutura, durante o processo de carregamento e deformação, pode perder o contato com o meio circunvizinho, caracterizando um problema de contato unilateral. O presente trabalho apresenta uma metodologia numérica para a análise de arcos com restrições unilaterais de contato impostas por bases elásticas considerando a não linearidade geométrica da estrutura. A solução do problema não linear envolve, portanto, tanto o campo de deslocamentos quanto a extensão e a posição das regiões de contato entre o solo e a estrutura. A abordagem numérica proposta apresenta como principais características: o emprego do método dos elementos finitos para aproximar o comportamento do sistema de suporte (estrutura-base elástica); e o emprego de modelos discreto e contínuo de Winkler para representar as bases elásticas. Três exemplos numéricos envolvendo arcos são analisados e comparados com resultados presentes na literatura com o intuito de averiguar a eficiência das metodologias propostas para solução do problema de contato. Ao final do trabalho, algumas conclusões e observações referentes aos resultados obtidos são estabelecidas.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2176010.26512/ripe.v2i8.21760Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 8 (2016): COMPUTATIONAL GEOTECHNICS; 133-153Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 8 (2016): COMPUTATIONAL GEOTECHNICS; 133-1532447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21760/20071Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Laura C.Abreu, João Felipe A. C. deSilveira, Ricardo A. M.2019-06-07T18:49:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21760Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-07T18:49:03Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATO
title ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATO
spellingShingle ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATO
Santos, Laura C.
Arcos. Base elástica. Problemas de contato. Restrições unilaterais. Análise não linear geométrica.
title_short ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATO
title_full ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATO
title_fullStr ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATO
title_full_unstemmed ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATO
title_sort ESTUDO DO EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE ELÁSTICA DE ARCOS ESBELTOS COM RESTRIÇÕES DE CONTATO
author Santos, Laura C.
author_facet Santos, Laura C.
Abreu, João Felipe A. C. de
Silveira, Ricardo A. M.
author_role author
author2 Abreu, João Felipe A. C. de
Silveira, Ricardo A. M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laura C.
Abreu, João Felipe A. C. de
Silveira, Ricardo A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Arcos. Base elástica. Problemas de contato. Restrições unilaterais. Análise não linear geométrica.
topic Arcos. Base elástica. Problemas de contato. Restrições unilaterais. Análise não linear geométrica.
description As construções subterrâneas, como os elementos de fundações, túneis e tubulações enterradas, são normalmente suportadas pelo meio, no caso solo ou rocha, ou usadas para suportar a carga que vem do próprio meio. O material que compõe o solo ou rocha, em muitas situações, é incapaz de reagir às solicitações de tração, e assim a estrutura, durante o processo de carregamento e deformação, pode perder o contato com o meio circunvizinho, caracterizando um problema de contato unilateral. O presente trabalho apresenta uma metodologia numérica para a análise de arcos com restrições unilaterais de contato impostas por bases elásticas considerando a não linearidade geométrica da estrutura. A solução do problema não linear envolve, portanto, tanto o campo de deslocamentos quanto a extensão e a posição das regiões de contato entre o solo e a estrutura. A abordagem numérica proposta apresenta como principais características: o emprego do método dos elementos finitos para aproximar o comportamento do sistema de suporte (estrutura-base elástica); e o emprego de modelos discreto e contínuo de Winkler para representar as bases elásticas. Três exemplos numéricos envolvendo arcos são analisados e comparados com resultados presentes na literatura com o intuito de averiguar a eficiência das metodologias propostas para solução do problema de contato. Ao final do trabalho, algumas conclusões e observações referentes aos resultados obtidos são estabelecidas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21760
10.26512/ripe.v2i8.21760
url https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21760
identifier_str_mv 10.26512/ripe.v2i8.21760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21760/20071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 8 (2016): COMPUTATIONAL GEOTECHNICS; 133-153
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 8 (2016): COMPUTATIONAL GEOTECHNICS; 133-153
2447-6102
reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
collection Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv anflor@unb.br
_version_ 1798315226714603520