INVESTIGAÇÃO DE MODELOS DE TURBULÊNCIA NO ESCOAMENTO DO VENTO EM PONTES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
DOI: | 10.26512/ripe.v2i35.21431 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21431 |
Resumo: | Com as necessidades do mundo moderno, as estruturas vêm se tornando cada vez maiores, esbeltas, leves e flexíveis como por exemplo, as pontes estaiadas e suspensas que possuem longos vãos. Tais estruturas merecem especial atenção, devido aos problemas originados pela incidência de cargas imprevistas provocadas pelo vento em seu sistema estrutural. No caso de corpos alongados posicionados horizontalmente no escoamento, como vãos de pontes, as forças provenientes da interação fluido-estrutura podem gerar oscilações na estrutura. Essas oscilações alteram a rigidez e o amortecimento das estruturas, as quais podem levar ao surgimento do fenômeno de instabilidade, tendo como consequência a ruptura do tabuleiro dessa estrutura. Este trabalho visa investigar o comportamento do vento sobre seções transversais de pontes via simulação em CFD (Computational Fluid Dynamics) com o intuito de analisar os coeficientes aerodinâmicos e número de Strouhal inerentes da interação vento-estrutura. É de suma importância que se utilize um modelo de turbulência adequado, principalmente quando se pretende analisar a resposta dinâmica do tabuleiro onde é fundamental averiguar o efeito do desprendimento de vórtices. A simulação da interação fluido-estrutura foi feita utilizando a ferramenta ANSYS CFX na qual foram adotados os modelos de turbulência |
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INVESTIGAÇÃO DE MODELOS DE TURBULÊNCIA NO ESCOAMENTO DO VENTO EM PONTESDinâmica dos fluidos computacional. Coeficientes aerodinâmicos. Interação fluido-estrutura. Número de Strouhal. Desprendimento de vórtices.Com as necessidades do mundo moderno, as estruturas vêm se tornando cada vez maiores, esbeltas, leves e flexíveis como por exemplo, as pontes estaiadas e suspensas que possuem longos vãos. Tais estruturas merecem especial atenção, devido aos problemas originados pela incidência de cargas imprevistas provocadas pelo vento em seu sistema estrutural. No caso de corpos alongados posicionados horizontalmente no escoamento, como vãos de pontes, as forças provenientes da interação fluido-estrutura podem gerar oscilações na estrutura. Essas oscilações alteram a rigidez e o amortecimento das estruturas, as quais podem levar ao surgimento do fenômeno de instabilidade, tendo como consequência a ruptura do tabuleiro dessa estrutura. Este trabalho visa investigar o comportamento do vento sobre seções transversais de pontes via simulação em CFD (Computational Fluid Dynamics) com o intuito de analisar os coeficientes aerodinâmicos e número de Strouhal inerentes da interação vento-estrutura. É de suma importância que se utilize um modelo de turbulência adequado, principalmente quando se pretende analisar a resposta dinâmica do tabuleiro onde é fundamental averiguar o efeito do desprendimento de vórtices. A simulação da interação fluido-estrutura foi feita utilizando a ferramenta ANSYS CFX na qual foram adotados os modelos de turbulênciaPrograma de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2143110.26512/ripe.v2i35.21431Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 35 (2016): FLUID STRUCTURE INTERACTION INNOVATE METHODS AND PHASE FIELD MODELS NUMERICAL; 236-256Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 35 (2016): FLUID STRUCTURE INTERACTION INNOVATE METHODS AND PHASE FIELD MODELS NUMERICAL; 236-2562447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21431/19761Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalveira, LeandroKurokawa, Fernando AkiraGallo, Carolina CarreiroCorrêa, LaísNakao, Osvaldo Shigueru2019-05-23T17:40:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21431Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T17:40:36Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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