EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Concepción, Edel Rolando Martínez
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: De Farias, Márcio Muniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21358
Resumo: O Método dos Elementos Finitos Estendido (XFEM), promove uma simples simulação dos mecanismos de início e propagação de trincas. O fundamento do XFEM é o relevante Método de Elementos Finitos, adicionando a este graus de liberdade e funções de enriquecimento, que servem para descrever as descontinuidades locais do modelo. No XFEM, a geometria da fratura se torna independente da malha, permitindo a ela se movimentar livremente através do domínio, sem que haja a necessidade de um passo para adaptar a malha à descontinuidade. Utiliza-se o XFEM para realizar a discretização espacial de dois modelos numéricos tridimensionais da Mecânica da Fratura: a viga apoiada em três pontos com carregamento centrado (SEN(B)); e o disco compacto submetido à tração (CDT). O critério de propagação se baseia na taxa de energia liberada e nos fatores de intensidade de tensão. As soluções fornecidas pelo modelo numérico mostraram uma ótima concordância com os resultados obtidos a partir de dados experimentais.
id UNB-19_e76ee8d964a9125680cc1896ad371e15
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21358
network_acronym_str UNB-19
network_name_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository_id_str
spelling EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)XFEM. Enriquecimento. Fator de Intensidade de Tensões.O Método dos Elementos Finitos Estendido (XFEM), promove uma simples simulação dos mecanismos de início e propagação de trincas. O fundamento do XFEM é o relevante Método de Elementos Finitos, adicionando a este graus de liberdade e funções de enriquecimento, que servem para descrever as descontinuidades locais do modelo. No XFEM, a geometria da fratura se torna independente da malha, permitindo a ela se movimentar livremente através do domínio, sem que haja a necessidade de um passo para adaptar a malha à descontinuidade. Utiliza-se o XFEM para realizar a discretização espacial de dois modelos numéricos tridimensionais da Mecânica da Fratura: a viga apoiada em três pontos com carregamento centrado (SEN(B)); e o disco compacto submetido à tração (CDT). O critério de propagação se baseia na taxa de energia liberada e nos fatores de intensidade de tensão. As soluções fornecidas pelo modelo numérico mostraram uma ótima concordância com os resultados obtidos a partir de dados experimentais.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2135810.26512/ripe.v2i14.21358Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 14 (2016): DEVELOPMENTS AND APPLICATIONS OF SPECIAL ENRICHMENT METHODS AND INNOVATE DISCRETIZATION TECHNIQUES; 1-05Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 14 (2016): DEVELOPMENTS AND APPLICATIONS OF SPECIAL ENRICHMENT METHODS AND INNOVATE DISCRETIZATION TECHNIQUES; 1-052447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21358/19701Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessConcepción, Edel Rolando MartínezDe Farias, Márcio Muniz2019-06-16T02:15:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21358Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-06-16T02:15:13Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)
title EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)
spellingShingle EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)
Concepción, Edel Rolando Martínez
XFEM. Enriquecimento. Fator de Intensidade de Tensões.
title_short EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)
title_full EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)
title_fullStr EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)
title_full_unstemmed EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)
title_sort EXTRAÇÃO DOS FATORES DE INTENSIDADE DE TENSÃO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ESTENDIDO NOS MODELOS CDT E SEN (B)
author Concepción, Edel Rolando Martínez
author_facet Concepción, Edel Rolando Martínez
De Farias, Márcio Muniz
author_role author
author2 De Farias, Márcio Muniz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Concepción, Edel Rolando Martínez
De Farias, Márcio Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv XFEM. Enriquecimento. Fator de Intensidade de Tensões.
topic XFEM. Enriquecimento. Fator de Intensidade de Tensões.
description O Método dos Elementos Finitos Estendido (XFEM), promove uma simples simulação dos mecanismos de início e propagação de trincas. O fundamento do XFEM é o relevante Método de Elementos Finitos, adicionando a este graus de liberdade e funções de enriquecimento, que servem para descrever as descontinuidades locais do modelo. No XFEM, a geometria da fratura se torna independente da malha, permitindo a ela se movimentar livremente através do domínio, sem que haja a necessidade de um passo para adaptar a malha à descontinuidade. Utiliza-se o XFEM para realizar a discretização espacial de dois modelos numéricos tridimensionais da Mecânica da Fratura: a viga apoiada em três pontos com carregamento centrado (SEN(B)); e o disco compacto submetido à tração (CDT). O critério de propagação se baseia na taxa de energia liberada e nos fatores de intensidade de tensão. As soluções fornecidas pelo modelo numérico mostraram uma ótima concordância com os resultados obtidos a partir de dados experimentais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21358
10.26512/ripe.v2i14.21358
url https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21358
identifier_str_mv 10.26512/ripe.v2i14.21358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21358/19701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 14 (2016): DEVELOPMENTS AND APPLICATIONS OF SPECIAL ENRICHMENT METHODS AND INNOVATE DISCRETIZATION TECHNIQUES; 1-05
Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 14 (2016): DEVELOPMENTS AND APPLICATIONS OF SPECIAL ENRICHMENT METHODS AND INNOVATE DISCRETIZATION TECHNIQUES; 1-05
2447-6102
reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
collection Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv anflor@unb.br
_version_ 1798315226103283712