ANÁLISE PELO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE SILENCIADORES REATIVOS: MODELAGEM 2D E 3D
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21333 |
Resumo: | Um dos principais desafios da indústria automotiva é o desenvolvimento de estratégias para adequação de seus produtos a níveis de ruído aceitáveis visando conforto e atendimento à legislação. Destaca-se, portanto, a utilização de silenciadores (ou filtros) acústicos, em especial do tipo reativo por ser eficaz em frequências tonais e de baixo custo. Dentre os parâmetros de avaliação de desempenho acústico de silenciadores define-se a Perda de Transmissão (Tranmission Loss-TL). A TL pode ser estimada por métodos analíticos ou computacionais, destacando-se o Método de Elementos Finitos (MEF). Neste contexto, este trabalho apresenta a modelagem em MEF de silenciadores reativos utilizando o software comercial Ansys® para estimativa da TL. Três configurações de silenciadores foram analisadas, cujo objetivo principal é avaliar para cada uma a influência do tipo de malha adotada: bidimensional (2D) e tridimensional (3D), considerando também o modelo 3D fracionado (1/6 do volume completo), na TL estimada. A estimativa da TL foi realizada dentro da faixa de frequência com propagação de ondas planas, para que então a modelagem 2D possa ser comparada à modelagem 3D. Os resultados mostraram que os modelos 2D geraram curvas de TL com formas semelhantes aquelas obtidas com os modelos 3D, porém com magnitude significativamente reduzida. Já os modelos 3D fracionados apresentaram boa concordância com os obtidos com o volume completo, e com tempo de processamento expressivamente reduzido (aproximadamente 98%), sendo portando a opção mais viável para análise numérica de silenciadores com simetria de geometria. |
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ANÁLISE PELO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE SILENCIADORES REATIVOS: MODELAGEM 2D E 3DSilenciadores acústicos. Perda de transmissão. Elementos finitos. Modelagem 2D. Modelagem 3D.Um dos principais desafios da indústria automotiva é o desenvolvimento de estratégias para adequação de seus produtos a níveis de ruído aceitáveis visando conforto e atendimento à legislação. Destaca-se, portanto, a utilização de silenciadores (ou filtros) acústicos, em especial do tipo reativo por ser eficaz em frequências tonais e de baixo custo. Dentre os parâmetros de avaliação de desempenho acústico de silenciadores define-se a Perda de Transmissão (Tranmission Loss-TL). A TL pode ser estimada por métodos analíticos ou computacionais, destacando-se o Método de Elementos Finitos (MEF). Neste contexto, este trabalho apresenta a modelagem em MEF de silenciadores reativos utilizando o software comercial Ansys® para estimativa da TL. Três configurações de silenciadores foram analisadas, cujo objetivo principal é avaliar para cada uma a influência do tipo de malha adotada: bidimensional (2D) e tridimensional (3D), considerando também o modelo 3D fracionado (1/6 do volume completo), na TL estimada. A estimativa da TL foi realizada dentro da faixa de frequência com propagação de ondas planas, para que então a modelagem 2D possa ser comparada à modelagem 3D. Os resultados mostraram que os modelos 2D geraram curvas de TL com formas semelhantes aquelas obtidas com os modelos 3D, porém com magnitude significativamente reduzida. Já os modelos 3D fracionados apresentaram boa concordância com os obtidos com o volume completo, e com tempo de processamento expressivamente reduzido (aproximadamente 98%), sendo portando a opção mais viável para análise numérica de silenciadores com simetria de geometria.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2133310.26512/ripe.v2i31.21333Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 31 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF AUTOMOTIVE SYSTEMS; 182-193Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 31 (2016): ADVANCES IN MODELLING AND SIMULATION OF AUTOMOTIVE SYSTEMS; 182-1932447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/21333/19675Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gabriela Cristina Cândido daNunes, Maria Alzira de Araújo2019-05-23T18:14:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21333Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:14:14Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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