Simulação Numérica do Escoamento Laminar em um Canal Complexo
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14435 |
Resumo: | Este trabalho simula numericamente a perda de carga e o coeficiente de atrito médio em canais compostos utilizando o pacote ANSYS® CFX. Foram avaliados 03 tipos de canais retangulares de altura H e largura W com um canal secundário ao longo de uma das paredes laterais. As dimensões do canal secundário são sua profundidade P e largura D. As simulações foram feitas para um escoamento laminar e incompressível para uma faixa de Reynolds de 200 a 1200, baseado no diâmetro-hidráulico, DH, na velocidade média do canal, Um, e na viscosidade cinemática do fluido, ν. Os resultados mostraram que o coeficiente médio de atrito é função de um fator de forma C e inversamente proporcional ao número de Reynolds. A utilização do diâmetro-hidráulico como escala de comprimento para o cálculo do fator médio de atrito levou a uma dispersão dos resultados que foram melhor aproximados utilizando raiz quadrada da área da seção transversal do canal, . Soluções transientes também foram avaliadas para observar instabilidades comuns nesse tipo de canal. Somente o canal de maior área de slot mostrou flutuações periódicas de velocidade, caso C4. |
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Simulação Numérica do Escoamento Laminar em um Canal ComplexoEste trabalho simula numericamente a perda de carga e o coeficiente de atrito médio em canais compostos utilizando o pacote ANSYS® CFX. Foram avaliados 03 tipos de canais retangulares de altura H e largura W com um canal secundário ao longo de uma das paredes laterais. As dimensões do canal secundário são sua profundidade P e largura D. As simulações foram feitas para um escoamento laminar e incompressível para uma faixa de Reynolds de 200 a 1200, baseado no diâmetro-hidráulico, DH, na velocidade média do canal, Um, e na viscosidade cinemática do fluido, ν. Os resultados mostraram que o coeficiente médio de atrito é função de um fator de forma C e inversamente proporcional ao número de Reynolds. A utilização do diâmetro-hidráulico como escala de comprimento para o cálculo do fator médio de atrito levou a uma dispersão dos resultados que foram melhor aproximados utilizando raiz quadrada da área da seção transversal do canal, . Soluções transientes também foram avaliadas para observar instabilidades comuns nesse tipo de canal. Somente o canal de maior área de slot mostrou flutuações periódicas de velocidade, caso C4. Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2016-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/1443510.26512/ripe.v1i2.14435Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 1 No. 2 (2015)Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 1 n. 2 (2015)2447-6102reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14435/12746Copyright (c) 2016 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, Jalusa Maria da SilvaGoulart, Jhon Nero Vaz2020-03-07T19:08:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14435Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2020-03-07T19:08:53Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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