O ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação do campo em Manaus sob a perspectiva da Ecolinguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Greicy de Jesus
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ecolinguística
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/49005
Resumo: Este artigo trata do ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação do campo em Manaus sob a perspectiva da ecolinguística. A pesquisa foi baseada no paradigma qualitativo de cunho etnográfico, utilizando o estudo de caso. Os contextos de realização da pesquisa foram duas escolas da zona rural do município de Manaus, tendo como participantes quatro professores do componente curricular de língua portuguesa do ensino fundamental I e II. Os instrumentos de geração de dados selecionados foram questionários, entrevistas e observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as políticas públicas não contemplam efetivamente o ensino-aprendizagem de língua portuguesa na realidade do campo. Evidenciaram-se dificuldades nas práticas docentes desse ensino que estejam de acordo com a realidade rural por falta de formação adequada dos professores, de estratégias e projetos que respeitem as particularidades locais, além do material didático que só contempla a educação urbana, e não reconhece a realidade rural.
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