A construção de moods de consumo associados às cores sob a perspectiva do imaginário e dos arquétipos de Jung
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ecolinguística |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41399 |
Resumo: | Desenvolver estratégias publicitárias atrativas e com influência de consumo é um desafio na contemporaneidade, considerando as inúmeras opções de produtos oferecidos aos indivíduos. Diferentes alternativas de comunicação podem ser encorajadoras na tomada de decisão do consumidor. Os produtos são constituídos de forma a extrapolarem o universo dos bens, participando ativamente na construção de um imaginário de consumo. A presente pesquisa investiga a construção de moods, sentimentos atribuídos a situações diversas, projetados aos produtos a fim de se alcançar uma visão holística do consumidor. Para isso, utiliza-se como escopo os arquétipos na publicidade, sob a perspectiva de Jung, visando solidez estratégica na comunicação dos produtos e suas possíveis interpretações simbólicas. A metodologia baseou-se inicialmente em um questionário online quantitativo e, posteriormente, pretende-se aplicar uma metodologia de neurociência para validação e captação da resposta inconsciente, através do teste de associação implícita e eletrocefalografia. Como categorias associativas foram elencados os moods e imagens constituídas por meio de características e percepções de cada arquétipo, e será feito um cruzamento da percepção do participante sobre as respectivas características e suas correlações com cores, considerando a psicologia das cores de Farina. Como resultado pretende-se chegar aos moods arquetípicos com cores associadas para aplicação em campanhas publicitárias e desenvolvimento de produtos cosméticos. |
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A construção de moods de consumo associados às cores sob a perspectiva do imaginário e dos arquétipos de JungMoods publicitários. Arquetipolologia. Imaginário do consumo.Desenvolver estratégias publicitárias atrativas e com influência de consumo é um desafio na contemporaneidade, considerando as inúmeras opções de produtos oferecidos aos indivíduos. Diferentes alternativas de comunicação podem ser encorajadoras na tomada de decisão do consumidor. Os produtos são constituídos de forma a extrapolarem o universo dos bens, participando ativamente na construção de um imaginário de consumo. A presente pesquisa investiga a construção de moods, sentimentos atribuídos a situações diversas, projetados aos produtos a fim de se alcançar uma visão holística do consumidor. Para isso, utiliza-se como escopo os arquétipos na publicidade, sob a perspectiva de Jung, visando solidez estratégica na comunicação dos produtos e suas possíveis interpretações simbólicas. A metodologia baseou-se inicialmente em um questionário online quantitativo e, posteriormente, pretende-se aplicar uma metodologia de neurociência para validação e captação da resposta inconsciente, através do teste de associação implícita e eletrocefalografia. Como categorias associativas foram elencados os moods e imagens constituídas por meio de características e percepções de cada arquétipo, e será feito um cruzamento da percepção do participante sobre as respectivas características e suas correlações com cores, considerando a psicologia das cores de Farina. Como resultado pretende-se chegar aos moods arquetípicos com cores associadas para aplicação em campanhas publicitárias e desenvolvimento de produtos cosméticos.Programa de Pós-Graduação em Linguística (UnB-PPGL)2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41399Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL); Vol. 7 No. 3 (2021); 136-151Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL); v. 7 n. 3 (2021); 136-1512447-7052reponame:Ecolinguísticainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41399/32083http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Letícia Salem Herrmann Serpe , Amanda Prestes Brohem , Carla AbdoWterkemper, Lilian Longuini de Souza 2021-12-29T14:58:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41399Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/erbelPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/erbel/oaiecorebelbrasil@gmail.com2447-70522447-7052opendoar:2021-12-29T14:58:26Ecolinguística - Universidade de Brasília (UnB)false |
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