Um Estudo sobre a Evidenciação de Capital Intelectual nos Relatórios da Administração das 15 Maiores Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil nos anos de 2006 e 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno José
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ensslin, Sandra Rolim, Schnorrenberger, Darci, Reina, Donizete, Rover, Suliani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/11
Resumo: O Capital Intelectual, nos últimos anos, tornou-se mais relevante para as organizações. É notório que sua evidenciação interfira como nova fonte de conhecimento na criação de valores para as empresas, o que expõe a necessidade de novas estruturas para relatar o desempenho organizacional. Nesse sentido, o estudo apresenta os resultados de uma investigação sobre a evidenciação voluntária do Capital Intelectual nos Relatórios de Administração das 15 maiores companhias (acima de 1 milhão de unidades consumidoras) de Energia Elétrica listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Os dados da pesquisa são de natureza secundária, sendo que a técnica utilizada foi a análise de conteúdo, com codificação numérica adaptada de Guthrie et al (1999) e classificação das categorias de elementos de Capital Intelectual proposta por Sveiby (1997). Os resultados demonstram que a empresa Cemig lidera a evidenciação nos anos de 2006 e 2007 com, respectivamente, 88% e 83%. Dentre os elementos de Capital Intelectual divulgados, predominam: Educação, Processos Gerenciais, Sistemas de Informação, Contrato Favorável, Fidelidade dos Clientes e Cultura Corporativa em 2006, enquanto que, em 2007, os elementos Filosofia Gerencial, Processos Gerenciais, Sistemas de Informações e Clientes foram os destaques. No que concerne às três categorias de Capital Intelectual, prevalece tanto em 2006 como em 2007 a categoria Capital Externo. Por fim, quanto à divulgação dos elementos de Capital Intelectual, ressalta-se a utilização da forma narrativa, com tendência de divulgação sob a ótica de atender usuários externos, corroborando estudos realizados por outros autores anteriormente.
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