A Responsabilidade Social Corporativa nos Informes Empresariais do Setor de Telecomunicações: uma análise exploratória e documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiório, Simone Luiza
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nossa, Silvania Neris, Costa, Rosilda Aparecida da, Pereira, Antonio Nunes, Nossa, Valcemiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/15
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar quais foram os tipos de informes utilizados pelas empresas de telecomunicações do Brasil para evidenciar as práticas de responsabilidade social corporativa (RSC) em 2004. Assim, delineou-se uma pesquisa exploratória focada em levantamento bibliográfico de fontes nacionais e internacionais e análise empírica dos informes empresariais. Utilizou-se da relação das 35 (trinta e cinco) maiores empresas de telecomunicações disponibilizadas pela Revista Exame na edição de 2005. Na seqüência procedeu-se a uma análise de conteúdo das informações sobre a RSC por meio de seus portais eletrônicos na rede mundial de computadores. Do total de 35 (trinta e cinco) empresas selecionadas, não foi possível localizar informações de 5 (cinco) delas. Contudo, das 30 empresas analisadas, observou-se práticas não-uniformes e concomitantes para evidenciar a RSC. Os resultados da pesquisa sugerem que 77% evidenciaram a responsabilidade social em notas explicativas, 53% divulgaram o compromisso social por meio do relatório da administração, 27% por meio do balanço social e 10% desenvolveram seus próprios informes sociais, denominando-os de relatório de responsabilidade social e relatório de compromisso social.
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