Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição Hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pamplona, Vinícius
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pfitscher, Elisete Dahmer, Uhlmann, Vivian Osmari, Limongi, Bernadete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/237
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar os aspectos e os impactos ambientais de um hospital em termos de sustentabilidade, com o auxílio da Contabilidade Ambiental. Por meio de um estudo de caso em um hospital de Florianópolis – SC, com a aplicação parcial do Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA, foi possível determinar o grau de sustentabilidade e desempenho ambiental da referida instituição. A pesquisa adotada neste estudo é de natureza exploratório-descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa. Com base nos resultados alcançados, parece evidente que a instituição necessita aprimorar o processo de gestão ambiental, visto que apenas o critério “Tratamento com pacientes” apresentou um grau de sustentabilidade considerado adequado pelo método de avaliação do desempenho ambiental adotado nesta pesquisa. As demais categorias contempladas no estudo obtiveram apenas o conceito ‘regular’ ou ‘deficitário’ no que concerne ao desempenho no gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais. O baixo desempenho ambiental da maioria dos critérios indica a possibilidade da ocorrência de impactos ambientais negativos no processo de prestação dos serviços hospitalares. Outra constatação que emerge desses resultados é a de que a organização visa unicamente ao atendimento de disposições legais.
id UNB-21_226a6b96d26580d5a1e652ce1c58dbd9
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/237
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição HospitalarEste trabalho teve por objetivo avaliar os aspectos e os impactos ambientais de um hospital em termos de sustentabilidade, com o auxílio da Contabilidade Ambiental. Por meio de um estudo de caso em um hospital de Florianópolis – SC, com a aplicação parcial do Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA, foi possível determinar o grau de sustentabilidade e desempenho ambiental da referida instituição. A pesquisa adotada neste estudo é de natureza exploratório-descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa. Com base nos resultados alcançados, parece evidente que a instituição necessita aprimorar o processo de gestão ambiental, visto que apenas o critério “Tratamento com pacientes” apresentou um grau de sustentabilidade considerado adequado pelo método de avaliação do desempenho ambiental adotado nesta pesquisa. As demais categorias contempladas no estudo obtiveram apenas o conceito ‘regular’ ou ‘deficitário’ no que concerne ao desempenho no gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais. O baixo desempenho ambiental da maioria dos critérios indica a possibilidade da ocorrência de impactos ambientais negativos no processo de prestação dos serviços hospitalares. Outra constatação que emerge desses resultados é a de que a organização visa unicamente ao atendimento de disposições legais.Contabilidade Gestão e Governança2011-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/237Contabilidade Gestão e Governança; v. 14 n. 2 (2011)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/237/pdf_157Pamplona, ViníciusPfitscher, Elisete DahmerUhlmann, Vivian OsmariLimongi, Bernadeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-15T15:30:57Zoai:oai.jamg.cloud:article/237Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2011-09-15T15:30:57Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição Hospitalar
title Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição Hospitalar
spellingShingle Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição Hospitalar
Pamplona, Vinícius
title_short Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição Hospitalar
title_full Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição Hospitalar
title_fullStr Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição Hospitalar
title_full_unstemmed Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição Hospitalar
title_sort Gestão e Contabilidade Ambiental: Estudo de Caso em Instituição Hospitalar
author Pamplona, Vinícius
author_facet Pamplona, Vinícius
Pfitscher, Elisete Dahmer
Uhlmann, Vivian Osmari
Limongi, Bernadete
author_role author
author2 Pfitscher, Elisete Dahmer
Uhlmann, Vivian Osmari
Limongi, Bernadete
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pamplona, Vinícius
Pfitscher, Elisete Dahmer
Uhlmann, Vivian Osmari
Limongi, Bernadete
description Este trabalho teve por objetivo avaliar os aspectos e os impactos ambientais de um hospital em termos de sustentabilidade, com o auxílio da Contabilidade Ambiental. Por meio de um estudo de caso em um hospital de Florianópolis – SC, com a aplicação parcial do Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA, foi possível determinar o grau de sustentabilidade e desempenho ambiental da referida instituição. A pesquisa adotada neste estudo é de natureza exploratório-descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa. Com base nos resultados alcançados, parece evidente que a instituição necessita aprimorar o processo de gestão ambiental, visto que apenas o critério “Tratamento com pacientes” apresentou um grau de sustentabilidade considerado adequado pelo método de avaliação do desempenho ambiental adotado nesta pesquisa. As demais categorias contempladas no estudo obtiveram apenas o conceito ‘regular’ ou ‘deficitário’ no que concerne ao desempenho no gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais. O baixo desempenho ambiental da maioria dos critérios indica a possibilidade da ocorrência de impactos ambientais negativos no processo de prestação dos serviços hospitalares. Outra constatação que emerge desses resultados é a de que a organização visa unicamente ao atendimento de disposições legais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/237
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/237/pdf_157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 14 n. 2 (2011)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266797469696