Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, César Augusto Tibúrcio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/197
Resumo: A contabilidade brasileira desenvolveu, ao longo das décadas de 1970 a 1990, um conjunto de mecanismos para o tratamento das informações diante da variação de preços da economia. A inflação anual, nesse período, calculada pelo índice geral de preços da Fundação Getúlio Vargas, Com a existência de mecanismos de correção monetária de preços e salários (indexação), esse aumento na inflação persistiu nos anos seguintes, chegando aos três dígitos de inflação anual em 1980 e aos quatro dígitos oito anos depois. Os mecanismos de correção montaria também alcançaram as demonstrações contábeis. Esse mecanismo foi instituído para as demonstrações através da Lei n. 6.404, de 1976, que regulamentava as sociedades por ações e ficou conhecido como correção monetária de balanços. O objetivo desse trabalho é tentar verificar se a utilização do CHC provoca diferença representativa em termos estatísticos. O teste de correlação mostrou existir uma alta correlação entre as informações produzidas pelo CH e pelo CHC. Finalmente, poder-se-ia aumentar o conjunto de variáveis utilizadas na pesquisa, de forma a analisar os efeitos da ausência da correção das informações contábeis sobre o nível de endividamento, a liquidez empresarial, a lucratividade operacional etc.
id UNB-21_2e6758dd5dfe63f120f70f55459df7a0
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/197
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileirasA contabilidade brasileira desenvolveu, ao longo das décadas de 1970 a 1990, um conjunto de mecanismos para o tratamento das informações diante da variação de preços da economia. A inflação anual, nesse período, calculada pelo índice geral de preços da Fundação Getúlio Vargas, Com a existência de mecanismos de correção monetária de preços e salários (indexação), esse aumento na inflação persistiu nos anos seguintes, chegando aos três dígitos de inflação anual em 1980 e aos quatro dígitos oito anos depois. Os mecanismos de correção montaria também alcançaram as demonstrações contábeis. Esse mecanismo foi instituído para as demonstrações através da Lei n. 6.404, de 1976, que regulamentava as sociedades por ações e ficou conhecido como correção monetária de balanços. O objetivo desse trabalho é tentar verificar se a utilização do CHC provoca diferença representativa em termos estatísticos. O teste de correlação mostrou existir uma alta correlação entre as informações produzidas pelo CH e pelo CHC. Finalmente, poder-se-ia aumentar o conjunto de variáveis utilizadas na pesquisa, de forma a analisar os efeitos da ausência da correção das informações contábeis sobre o nível de endividamento, a liquidez empresarial, a lucratividade operacional etc.Contabilidade Gestão e Governança2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/197Contabilidade Gestão e Governança; v. 5 n. 1 (2002)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/197/pdf_47Silva, César Augusto Tibúrcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-10-09T13:06:15Zoai:oai.jamg.cloud:article/197Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2009-10-09T13:06:15Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileiras
title Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileiras
spellingShingle Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileiras
Silva, César Augusto Tibúrcio
title_short Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileiras
title_full Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileiras
title_fullStr Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileiras
title_full_unstemmed Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileiras
title_sort Custo histórico e custo histórico corrigido: um estudo das empresas brasileiras
author Silva, César Augusto Tibúrcio
author_facet Silva, César Augusto Tibúrcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, César Augusto Tibúrcio
description A contabilidade brasileira desenvolveu, ao longo das décadas de 1970 a 1990, um conjunto de mecanismos para o tratamento das informações diante da variação de preços da economia. A inflação anual, nesse período, calculada pelo índice geral de preços da Fundação Getúlio Vargas, Com a existência de mecanismos de correção monetária de preços e salários (indexação), esse aumento na inflação persistiu nos anos seguintes, chegando aos três dígitos de inflação anual em 1980 e aos quatro dígitos oito anos depois. Os mecanismos de correção montaria também alcançaram as demonstrações contábeis. Esse mecanismo foi instituído para as demonstrações através da Lei n. 6.404, de 1976, que regulamentava as sociedades por ações e ficou conhecido como correção monetária de balanços. O objetivo desse trabalho é tentar verificar se a utilização do CHC provoca diferença representativa em termos estatísticos. O teste de correlação mostrou existir uma alta correlação entre as informações produzidas pelo CH e pelo CHC. Finalmente, poder-se-ia aumentar o conjunto de variáveis utilizadas na pesquisa, de forma a analisar os efeitos da ausência da correção das informações contábeis sobre o nível de endividamento, a liquidez empresarial, a lucratividade operacional etc.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/197
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/197/pdf_47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 5 n. 1 (2002)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266758672384