Uma análise da evidenciação ambiental de companhias brasileiras – de 1997 a 2005
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contabilidade, Gestão e Governança |
Texto Completo: | https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/147 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo examinar as informações ambientais divulgadas por uma amostra de 80 companhias de capital aberto de 17 setores estabelecidas no Brasil. Para isto, foi utilizada a técnica análise de conteúdo dos relatórios contábeis disponibilizados pelas companhias através dos sites das mesmas, da Comissão de Valores Mobiliários ou da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA,no período de 1997 a 2005. Os resultados obtidos confirmaram o contínuo crescimento quantitativo de informações ambientais divulgadas através dos relatórios contábeis, principalmente por meio do relatório da administração. A análise setorial permitiu identificar profundas diferenças entre setores e entre empresas. Algumas companhias divulgaram muitas informações a cada ano e outras não divulgaram qualquer informação sobre o tema estudado no período analisado. Acredita-se que a percepção da importância do meio ambiente varia entre os gestores e evidencia-se assim um problema cultural. Apesar da falta de padrão para divulgação deste tipo de informação, esta ocorre voluntariamente, de forma crescente e não necessariamente de forma constante, com diferenças entre setores e entre empresas. |
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Uma análise da evidenciação ambiental de companhias brasileiras – de 1997 a 2005O presente artigo tem por objetivo examinar as informações ambientais divulgadas por uma amostra de 80 companhias de capital aberto de 17 setores estabelecidas no Brasil. Para isto, foi utilizada a técnica análise de conteúdo dos relatórios contábeis disponibilizados pelas companhias através dos sites das mesmas, da Comissão de Valores Mobiliários ou da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA,no período de 1997 a 2005. Os resultados obtidos confirmaram o contínuo crescimento quantitativo de informações ambientais divulgadas através dos relatórios contábeis, principalmente por meio do relatório da administração. A análise setorial permitiu identificar profundas diferenças entre setores e entre empresas. Algumas companhias divulgaram muitas informações a cada ano e outras não divulgaram qualquer informação sobre o tema estudado no período analisado. Acredita-se que a percepção da importância do meio ambiente varia entre os gestores e evidencia-se assim um problema cultural. Apesar da falta de padrão para divulgação deste tipo de informação, esta ocorre voluntariamente, de forma crescente e não necessariamente de forma constante, com diferenças entre setores e entre empresas.Contabilidade Gestão e Governança2009-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/147Contabilidade Gestão e Governança; v. 10 n. 1 (2007)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/147/pdf_101Calixto, Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-10-21T20:01:39Zoai:oai.jamg.cloud:article/147Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2009-10-21T20:01:39Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false |
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