A Percepção dos Gestores Acadêmicos de uma IES quanto às Críticas ao Orçamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fank, Odir Luis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Angonese, Rodrigo, Lavarda, Carlos Eduardo Facin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/291
Resumo: O processo orçamentário é uma das ferramentas de gestão que nos últimos anos vem recebendo críticas por parte dos pesquisadores. Entretanto, é uma das ferramentas mais citadas na literatura em nível de importância para subsidiar as funções administrativas de planejamento e controle. Diante desse contexto, a pesquisa procurou verificar se as críticas realizadas ao orçamento empresarial são reconhecidas pelos coordenadores dos cursos de pós-graduação em uma instituição de ensino superior. A pesquisa foi classificada como descritiva, quantitativa e do tipo levantamento quanto aos procedimentos. Os resultados mostraram que, entre os respondentes, as críticas em sua maioria não foram reconhecidas, com exceção às que mencionam que o orçamento tem foco na redução de custo e não na criação de valor, que a revisão do orçamento é lenta e a instituição não o gerencia de forma rápida. De modo geral, a maior parte dos respondentes posicionaram-se discordando ou discordando parcialmente das críticas analisadas, com ranking médio em 2,18 na escala de 5 pontos.
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