O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das Ações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa dos Santos, Mateus Alexandre
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/30
Resumo: À luz da Hipótese do Mercado Eficiente e do Capital Asset Pricing Model diversos estudos observaram a existência da relação entre o lucro contábil e o preço das ações. Sabendo que o lucro contábil é o resultado do confronto entre receitas e despesas, é possível depreender que esses itens guardam relação com os preços das ações. Neste contexto, este estudo verifica se o mercado reage de forma mais favorável às receitas do que às despesas, tendo em vista que as alterações dos lucros em virtude da ocorrência de níveis de receitas superiores aos de despesas podem sugerir uma maior eficiência na gestão dos ativos. A metodologia utilizada consistiu no exame da relação entre os preços das ações e as 1as. diferenças das receitas e despesas, sendo aqueles representados pelos seus retornos anormais. A amostra foi composta por empresas listadas na BOVESPA, considerando o período de junho de 2000 a junho de 2007, com observações trimestrais. A relação objeto deste estudo foi testada empiricamente a partir de regressões lineares múltiplas estimadas através da técnica da análise de dados em painel. Os resultados obtidos não confirmaram a hipótese estabelecida, as variações de receitas não se mostraram estatisticamente significativas na relação estudada, ao contrário do observado para as variações de despesas, que se mostraram significativas.
id UNB-21_a270dd6af424aa99055c239a1dc8ad2f
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/30
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das AçõesÀ luz da Hipótese do Mercado Eficiente e do Capital Asset Pricing Model diversos estudos observaram a existência da relação entre o lucro contábil e o preço das ações. Sabendo que o lucro contábil é o resultado do confronto entre receitas e despesas, é possível depreender que esses itens guardam relação com os preços das ações. Neste contexto, este estudo verifica se o mercado reage de forma mais favorável às receitas do que às despesas, tendo em vista que as alterações dos lucros em virtude da ocorrência de níveis de receitas superiores aos de despesas podem sugerir uma maior eficiência na gestão dos ativos. A metodologia utilizada consistiu no exame da relação entre os preços das ações e as 1as. diferenças das receitas e despesas, sendo aqueles representados pelos seus retornos anormais. A amostra foi composta por empresas listadas na BOVESPA, considerando o período de junho de 2000 a junho de 2007, com observações trimestrais. A relação objeto deste estudo foi testada empiricamente a partir de regressões lineares múltiplas estimadas através da técnica da análise de dados em painel. Os resultados obtidos não confirmaram a hipótese estabelecida, as variações de receitas não se mostraram estatisticamente significativas na relação estudada, ao contrário do observado para as variações de despesas, que se mostraram significativas.Contabilidade Gestão e Governança2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/30Contabilidade Gestão e Governança; v. 11 n. 1-2 (2008)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/30/39Costa dos Santos, Mateus AlexandreLustosa, Paulo Roberto Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-07T22:03:16Zoai:oai.jamg.cloud:article/30Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2009-03-07T22:03:16Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das Ações
title O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das Ações
spellingShingle O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das Ações
Costa dos Santos, Mateus Alexandre
title_short O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das Ações
title_full O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das Ações
title_fullStr O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das Ações
title_full_unstemmed O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das Ações
title_sort O Efeito dos Componentes do Lucro Contábil no Preço das Ações
author Costa dos Santos, Mateus Alexandre
author_facet Costa dos Santos, Mateus Alexandre
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
author_role author
author2 Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa dos Santos, Mateus Alexandre
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
description À luz da Hipótese do Mercado Eficiente e do Capital Asset Pricing Model diversos estudos observaram a existência da relação entre o lucro contábil e o preço das ações. Sabendo que o lucro contábil é o resultado do confronto entre receitas e despesas, é possível depreender que esses itens guardam relação com os preços das ações. Neste contexto, este estudo verifica se o mercado reage de forma mais favorável às receitas do que às despesas, tendo em vista que as alterações dos lucros em virtude da ocorrência de níveis de receitas superiores aos de despesas podem sugerir uma maior eficiência na gestão dos ativos. A metodologia utilizada consistiu no exame da relação entre os preços das ações e as 1as. diferenças das receitas e despesas, sendo aqueles representados pelos seus retornos anormais. A amostra foi composta por empresas listadas na BOVESPA, considerando o período de junho de 2000 a junho de 2007, com observações trimestrais. A relação objeto deste estudo foi testada empiricamente a partir de regressões lineares múltiplas estimadas através da técnica da análise de dados em painel. Os resultados obtidos não confirmaram a hipótese estabelecida, as variações de receitas não se mostraram estatisticamente significativas na relação estudada, ao contrário do observado para as variações de despesas, que se mostraram significativas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/30
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/30/39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 11 n. 1-2 (2008)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266302541824