Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, José Alves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rodrigues, Fernanda Fernandes, Marcelino, Gileno Fernandes, Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/255
Resumo: Na teoria da administração, a função de controle sempre assumiu papel de relevância, ao se destacar a sua contribuição para o alcance dos objetivos institucionais. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a importância do controle passou a ser ainda mais destacada, em razão de uma série de escândalos e fraudes corporativas, decorrentes, fundamentalmente, de fragilidade nas estruturas de controle e governança das empresas. Os referenciais teóricos a respeito do controle interno ressaltam, porém, que a instituição ou o aperfeiçoamento do controle deve ser objeto de uma avaliação preliminar da relação custo-benefício desse investimento. O objetivo do presente artigo é propor um método que possibilite a avaliação do custo versus benefício do controle, utilizando como referência os preceitos de gerenciamento de risco e de controle interno divulgados pelo COSO. O estudo demonstra que a utilização de metodologia de avaliação de riscos e a construção de metodologia que relacione a importância do risco e a eficácia do controle já instituído são importantes para possibilitar: o fortalecimento dos controles atrelados aos riscos de maior relevância; o direcionamento dos recursos às atividades que mais agregam valor; a minimização de desperdícios e os perigos do over control; e o amadurecimento do ambiente de controle.
id UNB-21_a45b7c5bb895bf5a7a07fd1a24848890
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/255
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSONa teoria da administração, a função de controle sempre assumiu papel de relevância, ao se destacar a sua contribuição para o alcance dos objetivos institucionais. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a importância do controle passou a ser ainda mais destacada, em razão de uma série de escândalos e fraudes corporativas, decorrentes, fundamentalmente, de fragilidade nas estruturas de controle e governança das empresas. Os referenciais teóricos a respeito do controle interno ressaltam, porém, que a instituição ou o aperfeiçoamento do controle deve ser objeto de uma avaliação preliminar da relação custo-benefício desse investimento. O objetivo do presente artigo é propor um método que possibilite a avaliação do custo versus benefício do controle, utilizando como referência os preceitos de gerenciamento de risco e de controle interno divulgados pelo COSO. O estudo demonstra que a utilização de metodologia de avaliação de riscos e a construção de metodologia que relacione a importância do risco e a eficácia do controle já instituído são importantes para possibilitar: o fortalecimento dos controles atrelados aos riscos de maior relevância; o direcionamento dos recursos às atividades que mais agregam valor; a minimização de desperdícios e os perigos do over control; e o amadurecimento do ambiente de controle.Contabilidade Gestão e Governança2010-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/255Contabilidade Gestão e Governança; v. 13 n. 2 (2010)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/255/pdf_129Dantas, José AlvesRodrigues, Fernanda FernandesMarcelino, Gileno FernandesLustosa, Paulo Roberto Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-11T11:11:32Zoai:oai.jamg.cloud:article/255Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2010-08-11T11:11:32Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSO
title Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSO
spellingShingle Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSO
Dantas, José Alves
title_short Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSO
title_full Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSO
title_fullStr Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSO
title_full_unstemmed Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSO
title_sort Custo-Benefício do Controle: Proposta de um Método para Avaliação com Base no COSO
author Dantas, José Alves
author_facet Dantas, José Alves
Rodrigues, Fernanda Fernandes
Marcelino, Gileno Fernandes
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
author_role author
author2 Rodrigues, Fernanda Fernandes
Marcelino, Gileno Fernandes
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, José Alves
Rodrigues, Fernanda Fernandes
Marcelino, Gileno Fernandes
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
description Na teoria da administração, a função de controle sempre assumiu papel de relevância, ao se destacar a sua contribuição para o alcance dos objetivos institucionais. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a importância do controle passou a ser ainda mais destacada, em razão de uma série de escândalos e fraudes corporativas, decorrentes, fundamentalmente, de fragilidade nas estruturas de controle e governança das empresas. Os referenciais teóricos a respeito do controle interno ressaltam, porém, que a instituição ou o aperfeiçoamento do controle deve ser objeto de uma avaliação preliminar da relação custo-benefício desse investimento. O objetivo do presente artigo é propor um método que possibilite a avaliação do custo versus benefício do controle, utilizando como referência os preceitos de gerenciamento de risco e de controle interno divulgados pelo COSO. O estudo demonstra que a utilização de metodologia de avaliação de riscos e a construção de metodologia que relacione a importância do risco e a eficácia do controle já instituído são importantes para possibilitar: o fortalecimento dos controles atrelados aos riscos de maior relevância; o direcionamento dos recursos às atividades que mais agregam valor; a minimização de desperdícios e os perigos do over control; e o amadurecimento do ambiente de controle.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/255
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/255/pdf_129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 13 n. 2 (2010)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266807955456