A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Márcia Reis
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Machado, Márcio André Veras, Dos Santos, Ariovaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/256
Resumo: É possível que as empresas adotem certas práticas de responsabilidade social, não porque acreditem na eficiência delas, mas porque a sociedade entende que tais mecanismos são eficazes e impõe-lhes o dever de observá-las. Baseado na teoria da legitimação e supondo-se que cada setor tem características distintas, e consequentemente exigências diversificadas quanto à sua postura frente à sociedade, este estudo, de natureza exploratória e descritiva, objetiva averiguar se o volume de investimentos sociais e ambientais efetuados pelas empresas difere de setor para setor. Para isso, fez-se uso do banco de dados do IBASE. Quanto à classificação dos setores, utilizaram-se os critérios adotados pela Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa. Para a análise de dados, recorreu-se às técnicas multivariadas MANOVA e Homals. Verificou-se diferença nos investimentos sociais e ambientais entre os setores, ao nível de significância de 1%. Os setores com maior propensão a altos investimentos ambientais apresentaram, também, alto impacto ambiental. Os setores que deram mais importância aos investimentos relacionados aos empregados estão voltados aos segmentos de comércio e indústria; provavelmente, tais investimentos, como treinamento e benefícios a funcionários, sejam realizados para tornarem as empresas mais competitivas.
id UNB-21_ba53420ae4ceb0eaccaee5f4ebafcdfb
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/256
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e AmbientaisÉ possível que as empresas adotem certas práticas de responsabilidade social, não porque acreditem na eficiência delas, mas porque a sociedade entende que tais mecanismos são eficazes e impõe-lhes o dever de observá-las. Baseado na teoria da legitimação e supondo-se que cada setor tem características distintas, e consequentemente exigências diversificadas quanto à sua postura frente à sociedade, este estudo, de natureza exploratória e descritiva, objetiva averiguar se o volume de investimentos sociais e ambientais efetuados pelas empresas difere de setor para setor. Para isso, fez-se uso do banco de dados do IBASE. Quanto à classificação dos setores, utilizaram-se os critérios adotados pela Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa. Para a análise de dados, recorreu-se às técnicas multivariadas MANOVA e Homals. Verificou-se diferença nos investimentos sociais e ambientais entre os setores, ao nível de significância de 1%. Os setores com maior propensão a altos investimentos ambientais apresentaram, também, alto impacto ambiental. Os setores que deram mais importância aos investimentos relacionados aos empregados estão voltados aos segmentos de comércio e indústria; provavelmente, tais investimentos, como treinamento e benefícios a funcionários, sejam realizados para tornarem as empresas mais competitivas.Contabilidade Gestão e Governança2010-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/256Contabilidade Gestão e Governança; v. 13 n. 3 (2010)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/256/pdf_142Machado, Márcia ReisMachado, Márcio André VerasDos Santos, Ariovaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-04T15:34:52Zoai:oai.jamg.cloud:article/256Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2010-12-04T15:34:52Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais
title A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais
spellingShingle A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais
Machado, Márcia Reis
title_short A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais
title_full A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais
title_fullStr A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais
title_full_unstemmed A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais
title_sort A Relação entre Setor Econômico e Investimentos Sociais e Ambientais
author Machado, Márcia Reis
author_facet Machado, Márcia Reis
Machado, Márcio André Veras
Dos Santos, Ariovaldo
author_role author
author2 Machado, Márcio André Veras
Dos Santos, Ariovaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Márcia Reis
Machado, Márcio André Veras
Dos Santos, Ariovaldo
description É possível que as empresas adotem certas práticas de responsabilidade social, não porque acreditem na eficiência delas, mas porque a sociedade entende que tais mecanismos são eficazes e impõe-lhes o dever de observá-las. Baseado na teoria da legitimação e supondo-se que cada setor tem características distintas, e consequentemente exigências diversificadas quanto à sua postura frente à sociedade, este estudo, de natureza exploratória e descritiva, objetiva averiguar se o volume de investimentos sociais e ambientais efetuados pelas empresas difere de setor para setor. Para isso, fez-se uso do banco de dados do IBASE. Quanto à classificação dos setores, utilizaram-se os critérios adotados pela Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa. Para a análise de dados, recorreu-se às técnicas multivariadas MANOVA e Homals. Verificou-se diferença nos investimentos sociais e ambientais entre os setores, ao nível de significância de 1%. Os setores com maior propensão a altos investimentos ambientais apresentaram, também, alto impacto ambiental. Os setores que deram mais importância aos investimentos relacionados aos empregados estão voltados aos segmentos de comércio e indústria; provavelmente, tais investimentos, como treinamento e benefícios a funcionários, sejam realizados para tornarem as empresas mais competitivas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/256
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/256/pdf_142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 13 n. 3 (2010)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266809004032