DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Lúcia Araújo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Beuren, Ilse Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/125
Resumo: Em um mercado cada vez mais competitivo, verifica-se não apenas ameaças, mas oportunidades nas atividades econômicas, políticas e sociais. A globalização de mercados, a formação de blocos econômicos e as inovações tecnológicas são responsáveis, em grande parte, pela acelerada competição mundial. O setor que atingiu o maior nível de integração mundial, conforme Bassi (1998, p.30), foi o financeiro. Em busca de alternativas para aplicações especulativas ou investimentos, os capitais internacionais estão fluindo velozmente entre parses e mercados. Conseqüentemente, as economias nacionais tornam-se altamente vulneráveis aos movimentos internacionais Atualmente, como forma de proteger riscos, financiamentos ou especulações, surge no mercado uma forma alternativa de aplicação de recursos: os derivativos. Desenvolveram-se de tal modo e em velocidade to acelerada que as normas e praticas contábeis não acompanharam essa evolução na mesma intensidade. A contabilidade que tem por finalidade gerar informações que possibilitem satisfazer as necessidades informacionais de seus usuários deve evoluir constantemente para enfrentar esse desafio.
id UNB-21_e5ab32b0c5f60b8a9a837756a652bb1f
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/125
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBILEm um mercado cada vez mais competitivo, verifica-se não apenas ameaças, mas oportunidades nas atividades econômicas, políticas e sociais. A globalização de mercados, a formação de blocos econômicos e as inovações tecnológicas são responsáveis, em grande parte, pela acelerada competição mundial. O setor que atingiu o maior nível de integração mundial, conforme Bassi (1998, p.30), foi o financeiro. Em busca de alternativas para aplicações especulativas ou investimentos, os capitais internacionais estão fluindo velozmente entre parses e mercados. Conseqüentemente, as economias nacionais tornam-se altamente vulneráveis aos movimentos internacionais Atualmente, como forma de proteger riscos, financiamentos ou especulações, surge no mercado uma forma alternativa de aplicação de recursos: os derivativos. Desenvolveram-se de tal modo e em velocidade to acelerada que as normas e praticas contábeis não acompanharam essa evolução na mesma intensidade. A contabilidade que tem por finalidade gerar informações que possibilitem satisfazer as necessidades informacionais de seus usuários deve evoluir constantemente para enfrentar esse desafio.Contabilidade Gestão e Governança2009-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/125Contabilidade Gestão e Governança; v. 3 n. 1 (2000)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/125/pdf_29Lima, Ana Lúcia AraújoBeuren, Ilse Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-03-31T17:22:51Zoai:oai.jamg.cloud:article/125Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2011-03-31T17:22:51Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBIL
title DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBIL
spellingShingle DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBIL
Lima, Ana Lúcia Araújo
title_short DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBIL
title_full DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBIL
title_fullStr DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBIL
title_full_unstemmed DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBIL
title_sort DERIVATIVOS. CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO CONTÁBIL
author Lima, Ana Lúcia Araújo
author_facet Lima, Ana Lúcia Araújo
Beuren, Ilse Maria
author_role author
author2 Beuren, Ilse Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Lúcia Araújo
Beuren, Ilse Maria
description Em um mercado cada vez mais competitivo, verifica-se não apenas ameaças, mas oportunidades nas atividades econômicas, políticas e sociais. A globalização de mercados, a formação de blocos econômicos e as inovações tecnológicas são responsáveis, em grande parte, pela acelerada competição mundial. O setor que atingiu o maior nível de integração mundial, conforme Bassi (1998, p.30), foi o financeiro. Em busca de alternativas para aplicações especulativas ou investimentos, os capitais internacionais estão fluindo velozmente entre parses e mercados. Conseqüentemente, as economias nacionais tornam-se altamente vulneráveis aos movimentos internacionais Atualmente, como forma de proteger riscos, financiamentos ou especulações, surge no mercado uma forma alternativa de aplicação de recursos: os derivativos. Desenvolveram-se de tal modo e em velocidade to acelerada que as normas e praticas contábeis não acompanharam essa evolução na mesma intensidade. A contabilidade que tem por finalidade gerar informações que possibilitem satisfazer as necessidades informacionais de seus usuários deve evoluir constantemente para enfrentar esse desafio.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/125
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/125/pdf_29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 3 n. 1 (2000)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266386427904