Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Claudio Marcelo Edwards
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Pedro Ylunga Costa, Voese, Simone Bernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/641
Resumo: O objetivo deste estudo é examinar a relação entre a Governança Corporativa e o Custo de Endividamento com Terceiros em empresas brasileiras listadas na BM&BOVESPA. A hipótese do trabalho é que empresas que apresentam dispositivos de Governança Corporativa apresentam custos médios de financiamento mais baixos. É um estudo quantitativo, descritivo de natureza hipotético-dedutiva. Para responder a questão de pesquisa proposta, utilizou amostra de 83 empresas brasileiras no período de 2008 a 2010. A variável a ser explicada é o custo de endividamento e como variável explicativa utilizam-se duas proxies de Governança Corporativa: Índice de Governança Corporativa (IGC) e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa (NDGC). Adicionalmente, foram incluídas as variáveis de controle de Alavancagem Total, o Tamanho da empresa e o Retorno sobre os Ativos. Os dados foram analisados mediante exame univariado, bivariado e multivariado das variáveis de pesquisa. Os resultados observados foram coincidentes aos de pesquisas internacionais precedentes quando a variável explicativa é a Governança Corporativa medida por meio de um índice amplo e que, portanto, a adoção de mecanismos de Governança pode exercer impacto sobre a redução do custo de financiamento de dívidas de curto e longo prazo no mercado brasileiro.
id UNB-21_f0162c5cd20868777596299fca60faa2
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/641
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no BrasilO objetivo deste estudo é examinar a relação entre a Governança Corporativa e o Custo de Endividamento com Terceiros em empresas brasileiras listadas na BM&BOVESPA. A hipótese do trabalho é que empresas que apresentam dispositivos de Governança Corporativa apresentam custos médios de financiamento mais baixos. É um estudo quantitativo, descritivo de natureza hipotético-dedutiva. Para responder a questão de pesquisa proposta, utilizou amostra de 83 empresas brasileiras no período de 2008 a 2010. A variável a ser explicada é o custo de endividamento e como variável explicativa utilizam-se duas proxies de Governança Corporativa: Índice de Governança Corporativa (IGC) e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa (NDGC). Adicionalmente, foram incluídas as variáveis de controle de Alavancagem Total, o Tamanho da empresa e o Retorno sobre os Ativos. Os dados foram analisados mediante exame univariado, bivariado e multivariado das variáveis de pesquisa. Os resultados observados foram coincidentes aos de pesquisas internacionais precedentes quando a variável explicativa é a Governança Corporativa medida por meio de um índice amplo e que, portanto, a adoção de mecanismos de Governança pode exercer impacto sobre a redução do custo de financiamento de dívidas de curto e longo prazo no mercado brasileiro.Contabilidade Gestão e Governança2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/641Contabilidade Gestão e Governança; v. 18 n. 2 (2015)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/641/pdfBarros, Claudio Marcelo Edwardsda Silva, Pedro Ylunga CostaVoese, Simone Bernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-25T20:16:48Zoai:oai.jamg.cloud:article/641Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2015-08-25T20:16:48Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil
title Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil
spellingShingle Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil
Barros, Claudio Marcelo Edwards
title_short Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil
title_full Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil
title_fullStr Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil
title_full_unstemmed Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil
title_sort Relação entre o Custo da Dívida de Financiamentos e Governança Corporativa no Brasil
author Barros, Claudio Marcelo Edwards
author_facet Barros, Claudio Marcelo Edwards
da Silva, Pedro Ylunga Costa
Voese, Simone Bernandes
author_role author
author2 da Silva, Pedro Ylunga Costa
Voese, Simone Bernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Claudio Marcelo Edwards
da Silva, Pedro Ylunga Costa
Voese, Simone Bernandes
description O objetivo deste estudo é examinar a relação entre a Governança Corporativa e o Custo de Endividamento com Terceiros em empresas brasileiras listadas na BM&BOVESPA. A hipótese do trabalho é que empresas que apresentam dispositivos de Governança Corporativa apresentam custos médios de financiamento mais baixos. É um estudo quantitativo, descritivo de natureza hipotético-dedutiva. Para responder a questão de pesquisa proposta, utilizou amostra de 83 empresas brasileiras no período de 2008 a 2010. A variável a ser explicada é o custo de endividamento e como variável explicativa utilizam-se duas proxies de Governança Corporativa: Índice de Governança Corporativa (IGC) e os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa (NDGC). Adicionalmente, foram incluídas as variáveis de controle de Alavancagem Total, o Tamanho da empresa e o Retorno sobre os Ativos. Os dados foram analisados mediante exame univariado, bivariado e multivariado das variáveis de pesquisa. Os resultados observados foram coincidentes aos de pesquisas internacionais precedentes quando a variável explicativa é a Governança Corporativa medida por meio de um índice amplo e que, portanto, a adoção de mecanismos de Governança pode exercer impacto sobre a redução do custo de financiamento de dívidas de curto e longo prazo no mercado brasileiro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/641
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/641/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 18 n. 2 (2015)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315267260940288