Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antônio Artur
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Passolongo, Cristiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/165
Resumo: A evolução tecnológica tem possibilitado diversas mudanças no dia-a-dia das empresas. Destaca-se nesse sentido o grande benefício proporcionado pelos Sistemas de Informações (SIs). De acordo com Bodnar e Hopwood (2000) as empresas dependem dos SIs para manterem-se competitivas. Isso ocorre porque a produtividade – fator crucial para manter uma empresa competitiva – pode ser aumentada com o uso de SIs. Além disso, os SIs são instrumentos capazes de auxiliar os administradores na tomada de decisão e na gestão da empresa como um todo. Segundo Zwass (1992), SIs são portfólios organizados de sistemas formais para obter, processar e distribuir informações para suporte às operações comerciais e para o gerenciamento de uma empresa. Para O’Brien (2002), um SI depende de vários recursos para funcionar, como pessoas (usuários finais e especialistas em (SI), hardware (máquinas), software (programas), dados (banco de dados) e redes (mídia e comunicação). Os SIs estão em constante evolução, em função das inovações tecnológicas em hardware, software, banco de dados, redes e telecomunicações. Esses avanços tecnológicos tornam os SIs cada vez mais cruciais como ferramentas para a operação e gestão das empresas. O grau de dependência em relação aos SIs é cada vez maior em todos os tipos e tamanhos de empresas e em todos os setores da economia.
id UNB-21_f0fe599ddb1f017680aef36bc1e46626
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/165
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos MúltiplosA evolução tecnológica tem possibilitado diversas mudanças no dia-a-dia das empresas. Destaca-se nesse sentido o grande benefício proporcionado pelos Sistemas de Informações (SIs). De acordo com Bodnar e Hopwood (2000) as empresas dependem dos SIs para manterem-se competitivas. Isso ocorre porque a produtividade – fator crucial para manter uma empresa competitiva – pode ser aumentada com o uso de SIs. Além disso, os SIs são instrumentos capazes de auxiliar os administradores na tomada de decisão e na gestão da empresa como um todo. Segundo Zwass (1992), SIs são portfólios organizados de sistemas formais para obter, processar e distribuir informações para suporte às operações comerciais e para o gerenciamento de uma empresa. Para O’Brien (2002), um SI depende de vários recursos para funcionar, como pessoas (usuários finais e especialistas em (SI), hardware (máquinas), software (programas), dados (banco de dados) e redes (mídia e comunicação). Os SIs estão em constante evolução, em função das inovações tecnológicas em hardware, software, banco de dados, redes e telecomunicações. Esses avanços tecnológicos tornam os SIs cada vez mais cruciais como ferramentas para a operação e gestão das empresas. O grau de dependência em relação aos SIs é cada vez maior em todos os tipos e tamanhos de empresas e em todos os setores da economia.Contabilidade Gestão e Governança2009-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/165Contabilidade Gestão e Governança; v. 8 n. 2 (2005)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/165/pdf_88Souza, Antônio ArturPassolongo, Cristianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-10-21T17:48:29Zoai:oai.jamg.cloud:article/165Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2009-10-21T17:48:29Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos
title Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos
spellingShingle Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos
Souza, Antônio Artur
title_short Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos
title_full Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos
title_fullStr Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos
title_full_unstemmed Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos
title_sort Avaliação de Sistemas de Informações Contábeis: Estudo de Casos Múltiplos
author Souza, Antônio Artur
author_facet Souza, Antônio Artur
Passolongo, Cristiani
author_role author
author2 Passolongo, Cristiani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antônio Artur
Passolongo, Cristiani
description A evolução tecnológica tem possibilitado diversas mudanças no dia-a-dia das empresas. Destaca-se nesse sentido o grande benefício proporcionado pelos Sistemas de Informações (SIs). De acordo com Bodnar e Hopwood (2000) as empresas dependem dos SIs para manterem-se competitivas. Isso ocorre porque a produtividade – fator crucial para manter uma empresa competitiva – pode ser aumentada com o uso de SIs. Além disso, os SIs são instrumentos capazes de auxiliar os administradores na tomada de decisão e na gestão da empresa como um todo. Segundo Zwass (1992), SIs são portfólios organizados de sistemas formais para obter, processar e distribuir informações para suporte às operações comerciais e para o gerenciamento de uma empresa. Para O’Brien (2002), um SI depende de vários recursos para funcionar, como pessoas (usuários finais e especialistas em (SI), hardware (máquinas), software (programas), dados (banco de dados) e redes (mídia e comunicação). Os SIs estão em constante evolução, em função das inovações tecnológicas em hardware, software, banco de dados, redes e telecomunicações. Esses avanços tecnológicos tornam os SIs cada vez mais cruciais como ferramentas para a operação e gestão das empresas. O grau de dependência em relação aos SIs é cada vez maior em todos os tipos e tamanhos de empresas e em todos os setores da economia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/165
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/165/pdf_88
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 8 n. 2 (2005)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266720923648