O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670 |
Resumo: | O presente artigo é uma tradução atualizada e revisada do artigo A sparkle in people’s eyes, publicado originalmente em inglês no livro: Design Frontiers: Territories, Concepts, Technologies, em 2012. O artigo descreve uma metodologia específica de ensino ”“ iniciada no Brasil na década de 1980, com base em design centrado no usuário, propondo uma reflexão sobre possíveis contribuições de um paradigma projetual focado em motivações intrínsecas dos usuários para outras práticas de design. Acreditamos que sua publicação em português tornará o texto mais acessível a pesquisadores e estudantes de design no Brasil e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de ensino e prática de design. Dedicamos essa tradução a todos os professores e estudantes que compartilharam seu conhecimento e contribuíram para nosso aprendizado, em um exercício de gratidão, renovação e crescimento. |
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O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesignCodesign, Design Social, Design e Educação, Motivação IntrínsecaO presente artigo é uma tradução atualizada e revisada do artigo A sparkle in people’s eyes, publicado originalmente em inglês no livro: Design Frontiers: Territories, Concepts, Technologies, em 2012. O artigo descreve uma metodologia específica de ensino ”“ iniciada no Brasil na década de 1980, com base em design centrado no usuário, propondo uma reflexão sobre possíveis contribuições de um paradigma projetual focado em motivações intrínsecas dos usuários para outras práticas de design. Acreditamos que sua publicação em português tornará o texto mais acessível a pesquisadores e estudantes de design no Brasil e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de ensino e prática de design. Dedicamos essa tradução a todos os professores e estudantes que compartilharam seu conhecimento e contribuíram para nosso aprendizado, em um exercício de gratidão, renovação e crescimento.Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB2016-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 2 n. 2 (2015)2525-7471reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670/11993Pacheco, HelianaToledo, Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T11:29:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13670Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedadePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/oai2525-74712358-9582opendoar:2020-04-23T11:29:33Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)false |
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