O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Heliana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Toledo, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670
Resumo: O presente artigo é uma tradução atualizada e revisada do artigo A sparkle in people’s eyes, publicado originalmente em inglês no livro: Design Frontiers: Territories, Concepts, Technologies, em 2012. O artigo descreve uma metodologia específica de ensino ”“ iniciada no Brasil na década de 1980, com base em design centrado no usuário, propondo uma reflexão sobre possíveis contribuições de um paradigma projetual focado em motivações intrínsecas dos usuários para outras práticas de design. Acreditamos que sua publicação em português tornará o texto mais acessível a pesquisadores e estudantes de design no Brasil e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de ensino e prática de design. Dedicamos essa tradução a todos os professores e estudantes que compartilharam seu conhecimento e contribuíram para nosso aprendizado, em um exercício de gratidão, renovação e crescimento.
id UNB-22_2df87f3f3e59bbee4ecf85e5734d7202
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13670
network_acronym_str UNB-22
network_name_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository_id_str
spelling O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesignCodesign, Design Social, Design e Educação, Motivação IntrínsecaO presente artigo é uma tradução atualizada e revisada do artigo A sparkle in people’s eyes, publicado originalmente em inglês no livro: Design Frontiers: Territories, Concepts, Technologies, em 2012. O artigo descreve uma metodologia específica de ensino ”“ iniciada no Brasil na década de 1980, com base em design centrado no usuário, propondo uma reflexão sobre possíveis contribuições de um paradigma projetual focado em motivações intrínsecas dos usuários para outras práticas de design. Acreditamos que sua publicação em português tornará o texto mais acessível a pesquisadores e estudantes de design no Brasil e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de ensino e prática de design. Dedicamos essa tradução a todos os professores e estudantes que compartilharam seu conhecimento e contribuíram para nosso aprendizado, em um exercício de gratidão, renovação e crescimento.Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB2016-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 2 n. 2 (2015)2525-7471reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670/11993Pacheco, HelianaToledo, Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T11:29:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13670Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedadePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/oai2525-74712358-9582opendoar:2020-04-23T11:29:33Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
title O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
spellingShingle O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
Pacheco, Heliana
Codesign, Design Social, Design e Educação, Motivação Intrínseca
title_short O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
title_full O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
title_fullStr O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
title_full_unstemmed O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
title_sort O paradigma da motivação intrínseca: contribuições da metodologia de Design Social para a prática e ensino de codesign
author Pacheco, Heliana
author_facet Pacheco, Heliana
Toledo, Guilherme
author_role author
author2 Toledo, Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Heliana
Toledo, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Codesign, Design Social, Design e Educação, Motivação Intrínseca
topic Codesign, Design Social, Design e Educação, Motivação Intrínseca
description O presente artigo é uma tradução atualizada e revisada do artigo A sparkle in people’s eyes, publicado originalmente em inglês no livro: Design Frontiers: Territories, Concepts, Technologies, em 2012. O artigo descreve uma metodologia específica de ensino ”“ iniciada no Brasil na década de 1980, com base em design centrado no usuário, propondo uma reflexão sobre possíveis contribuições de um paradigma projetual focado em motivações intrínsecas dos usuários para outras práticas de design. Acreditamos que sua publicação em português tornará o texto mais acessível a pesquisadores e estudantes de design no Brasil e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de ensino e prática de design. Dedicamos essa tradução a todos os professores e estudantes que compartilharam seu conhecimento e contribuíram para nosso aprendizado, em um exercício de gratidão, renovação e crescimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670
url https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13670/11993
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 2 n. 2 (2015)
2525-7471
reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
collection Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313148233547776