Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13663 |
Resumo: | Nestas páginas definiremos como “objetologia” uma reflexão sobre o objeto, superando seu status simplesmente realista, tangível. A objetologia excede o próprio objeto e transforma seu discurso em arte. A pintura ou a escultura de objetos, por exemplo, realiza, por meio de sinestesias, alusões misteriosas, recordações, aquelas conexões sugestivas entre o material e o metafísico. De fato, os objetos são um problema estético: coisas mortas com valor de vivas, que aspiram a ser contempladas, relembrando a vaidade de tudo. Desde a história antiga o culto aos objetos representa um dos meios de comunicação entre os defuntos e os deuses. Além de serem parte do relacionamento do sujeito com a realidade, os objetos, enquanto fenômeno, interrogam o logos da visibilidade. Como Cézanne procurou investigar em suas naturezas-mortas, o que é visível não se explica suficientemente pela sua mera visibilidade. |
id |
UNB-22_79cd60553b189af57740286abd1380dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13663 |
network_acronym_str |
UNB-22 |
network_name_str |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedadeNestas páginas definiremos como “objetologia” uma reflexão sobre o objeto, superando seu status simplesmente realista, tangível. A objetologia excede o próprio objeto e transforma seu discurso em arte. A pintura ou a escultura de objetos, por exemplo, realiza, por meio de sinestesias, alusões misteriosas, recordações, aquelas conexões sugestivas entre o material e o metafísico. De fato, os objetos são um problema estético: coisas mortas com valor de vivas, que aspiram a ser contempladas, relembrando a vaidade de tudo. Desde a história antiga o culto aos objetos representa um dos meios de comunicação entre os defuntos e os deuses. Além de serem parte do relacionamento do sujeito com a realidade, os objetos, enquanto fenômeno, interrogam o logos da visibilidade. Como Cézanne procurou investigar em suas naturezas-mortas, o que é visível não se explica suficientemente pela sua mera visibilidade.Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13663Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 3 n. 1 (2016)2525-7471reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13663/11986D'Angelo, Biagioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T11:45:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13663Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedadePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/oai2525-74712358-9582opendoar:2020-04-23T11:45:16Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedade |
title |
Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedade |
spellingShingle |
Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedade D'Angelo, Biagio |
title_short |
Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedade |
title_full |
Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedade |
title_fullStr |
Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedade |
title_full_unstemmed |
Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedade |
title_sort |
Objetologia. O discurso e o estatuto do objeto na história da arte entre contemplação e precariedade |
author |
D'Angelo, Biagio |
author_facet |
D'Angelo, Biagio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Angelo, Biagio |
description |
Nestas páginas definiremos como “objetologia” uma reflexão sobre o objeto, superando seu status simplesmente realista, tangível. A objetologia excede o próprio objeto e transforma seu discurso em arte. A pintura ou a escultura de objetos, por exemplo, realiza, por meio de sinestesias, alusões misteriosas, recordações, aquelas conexões sugestivas entre o material e o metafísico. De fato, os objetos são um problema estético: coisas mortas com valor de vivas, que aspiram a ser contempladas, relembrando a vaidade de tudo. Desde a história antiga o culto aos objetos representa um dos meios de comunicação entre os defuntos e os deuses. Além de serem parte do relacionamento do sujeito com a realidade, os objetos, enquanto fenômeno, interrogam o logos da visibilidade. Como Cézanne procurou investigar em suas naturezas-mortas, o que é visível não se explica suficientemente pela sua mera visibilidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13663 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/13663/11986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 3 n. 1 (2016) 2525-7471 reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedade instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
collection |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313148225159168 |