Método de Levantamento de Externalidades Negativas em Plataformas Digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borchardt, Marcelo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Corrêa Silva, Danilo, Melo Romão, Luiz, Antônio Simões, Eliane, Teresinha Everling, Marli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/50851
Resumo: As plataformas digitais são, além de um fenômeno mercadológico, um elemento de transformação social. No entanto, os impactos socioambientais não costumam ser considerados em sua concepção. O objetivo desse artigo é apresentar um método para levantamento de externalidades negativas que os modelos de negócios das plataformas digitais podem causar, direta ou indiretamente, à sociedade e ao meio-ambiente. Esse desenvolvimento é parte de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória estruturada a partir do Design Science Research. O método desenvolvido descreve os elementos-chave e a dinâmica das plataformas digitais, distingue seus fatores de crescimento e é concluído com um levantamento das externalidades negativas. A proposta passou por avaliação de profissionais de Design, Tecnologia da Informação, Gestão e Administração cujos resultados indicam a utilidade e a aplicabilidade do método. Conclui-se que a proposta é passível de utilização por equipes profissionais que atuam no desenvolvimento de plataformas digitais.  
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