Da lógica à etnografia da ciência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anuário Antropológico (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6416 |
Resumo: | A carreira intelectual de Roberto Cardoso de Oliveira teve infcio na filosofia, matéria na qual se licenciou, com especial interesse em lógica da ciência. Entre seus professores, foi Gilíes Gaston Granger aquele que maior influência teve na sua formação, estimulando-o a passar um período dedicando-se a uma determinada ciência, para melhor trabalhar a filosofia, especialmente o ramo da filosofia da ciência’. Seguia-se, assim, o exemplo biográfico de Jean Piaget, o lógico- filósofo interessado em epistemologia e que havia feito o seu percurso dentro da psicologia. Piaget, já se reconhecia na época, havia prestado grandes contribuições tanto à psicologia propriamente dita, quanto à filosofia. No caso de Roberto Cardoso de Oliveira, a escolha recaiu nas ciências sociais, opção que tomou no infcio dos anos 50, depois de assistir a cursos que o entusiasmaram com Florestan Fernandes e Roger Bastide, na Universidade de São Paulo. |
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Da lógica à etnografia da ciênciaAntropologiaCríticaA carreira intelectual de Roberto Cardoso de Oliveira teve infcio na filosofia, matéria na qual se licenciou, com especial interesse em lógica da ciência. Entre seus professores, foi Gilíes Gaston Granger aquele que maior influência teve na sua formação, estimulando-o a passar um período dedicando-se a uma determinada ciência, para melhor trabalhar a filosofia, especialmente o ramo da filosofia da ciência’. Seguia-se, assim, o exemplo biográfico de Jean Piaget, o lógico- filósofo interessado em epistemologia e que havia feito o seu percurso dentro da psicologia. Piaget, já se reconhecia na época, havia prestado grandes contribuições tanto à psicologia propriamente dita, quanto à filosofia. No caso de Roberto Cardoso de Oliveira, a escolha recaiu nas ciências sociais, opção que tomou no infcio dos anos 50, depois de assistir a cursos que o entusiasmaram com Florestan Fernandes e Roger Bastide, na Universidade de São Paulo.Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia2018-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6416Anuário Antropológico; Vol. 13 No. 1 (1989): Anuário Antropológico; 179-187Anuário Antropológico; Vol. 13 Núm. 1 (1989): Anuário Antropológico; 179-187Anuário Antropológico; Vol. 13 No. 1 (1989): Anuário Antropológico; 179-187Anuário Antropológico; v. 13 n. 1 (1989): Anuário Antropológico; 179-1872357-738X0102-4302reponame:Anuário Antropológico (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6416/7619Copyright (c) 1989 Anuário Antropológicohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeirano, Mariza G. S.2023-06-14T17:49:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6416Revistahttps://journals.openedition.org/aa/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/oairevista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com2357-738X0102-4302opendoar:2023-06-14T17:49:35Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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