Ensinando Gênero na Universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anuário Antropológico (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/35950 |
Resumo: | O ensino de gênero em cursos universitários tem uma história relativamente recente no Brasil. A apresentação e a discussão de conceitos e resultados de pesquisas sobre gênero e seus atravessamentos aos estudantes no ensino superior são uma necessidade para a formação em diversas áreas do conhecimento. As investigações sobre gênero nos permitem compreender a estruturação da vida social, a formação de hierarquias e de desigualdades sociais, nos auxiliam a intervir sobre essas desigualdades e fomentam o debate sobre a democracia nas sociedades moderno-contemporâneas. O texto reflete, a partir de uma experiência docente em universidade pública, os caminhos percorridos no debate de gênero nas duas últimas décadas. As reflexões trazidas se referem ao lugar de uma professora de antropologia ministrando uma disciplina sobre relações de gênero no Brasil para graduandas em serviço social. Além das adaptações necessárias para fazer chegar o conhecimento antropológico em áreas afins, há ainda a exigência de mergulhar nas formas como o próprio campo do serviço social brasileiro enxerga gênero e, a partir daí construir pontes de comunicação com as contribuições da antropologia sobre o assunto, alargando os horizontes desse mesmo debate. O texto é um convite para exercitarmos a expansão das fronteiras da antropologia ao estabelecer um diálogo entre aquilo que fazemos e o que fazem as outras áreas do conhecimento. |
id |
UNB-23_4e2720d63d6ccb5bf674b4e13be9ea85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35950 |
network_acronym_str |
UNB-23 |
network_name_str |
Anuário Antropológico (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinando Gênero na UniversidadeGêneroEnsino superiorAntropologiaServiço SocialO ensino de gênero em cursos universitários tem uma história relativamente recente no Brasil. A apresentação e a discussão de conceitos e resultados de pesquisas sobre gênero e seus atravessamentos aos estudantes no ensino superior são uma necessidade para a formação em diversas áreas do conhecimento. As investigações sobre gênero nos permitem compreender a estruturação da vida social, a formação de hierarquias e de desigualdades sociais, nos auxiliam a intervir sobre essas desigualdades e fomentam o debate sobre a democracia nas sociedades moderno-contemporâneas. O texto reflete, a partir de uma experiência docente em universidade pública, os caminhos percorridos no debate de gênero nas duas últimas décadas. As reflexões trazidas se referem ao lugar de uma professora de antropologia ministrando uma disciplina sobre relações de gênero no Brasil para graduandas em serviço social. Além das adaptações necessárias para fazer chegar o conhecimento antropológico em áreas afins, há ainda a exigência de mergulhar nas formas como o próprio campo do serviço social brasileiro enxerga gênero e, a partir daí construir pontes de comunicação com as contribuições da antropologia sobre o assunto, alargando os horizontes desse mesmo debate. O texto é um convite para exercitarmos a expansão das fronteiras da antropologia ao estabelecer um diálogo entre aquilo que fazemos e o que fazem as outras áreas do conhecimento.Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/3595010.4000/aa.7643Anuário Antropológico; Vol. 46 No. 1 (2021): Anuário Antropológico; 11-22Anuário Antropológico; Vol. 46 Núm. 1 (2021): Anuário Antropológico; 11-22Anuário Antropológico; Vol. 46 No. 1 (2021): Anuário Antropológico; 11-22Anuário Antropológico; v. 46 n. 1 (2021): Anuário Antropológico; 11-222357-738X0102-430210.4000/aa.7637reponame:Anuário Antropológico (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/35950/28666Copyright (c) 2021 Anuário Antropológicohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Andrea Moraes2022-02-13T15:27:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35950Revistahttps://journals.openedition.org/aa/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/oairevista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com2357-738X0102-4302opendoar:2022-02-13T15:27:32Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando Gênero na Universidade |
title |
Ensinando Gênero na Universidade |
spellingShingle |
Ensinando Gênero na Universidade Alves, Andrea Moraes Gênero Ensino superior Antropologia Serviço Social |
title_short |
Ensinando Gênero na Universidade |
title_full |
Ensinando Gênero na Universidade |
title_fullStr |
Ensinando Gênero na Universidade |
title_full_unstemmed |
Ensinando Gênero na Universidade |
title_sort |
Ensinando Gênero na Universidade |
author |
Alves, Andrea Moraes |
author_facet |
Alves, Andrea Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Andrea Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Ensino superior Antropologia Serviço Social |
topic |
Gênero Ensino superior Antropologia Serviço Social |
description |
O ensino de gênero em cursos universitários tem uma história relativamente recente no Brasil. A apresentação e a discussão de conceitos e resultados de pesquisas sobre gênero e seus atravessamentos aos estudantes no ensino superior são uma necessidade para a formação em diversas áreas do conhecimento. As investigações sobre gênero nos permitem compreender a estruturação da vida social, a formação de hierarquias e de desigualdades sociais, nos auxiliam a intervir sobre essas desigualdades e fomentam o debate sobre a democracia nas sociedades moderno-contemporâneas. O texto reflete, a partir de uma experiência docente em universidade pública, os caminhos percorridos no debate de gênero nas duas últimas décadas. As reflexões trazidas se referem ao lugar de uma professora de antropologia ministrando uma disciplina sobre relações de gênero no Brasil para graduandas em serviço social. Além das adaptações necessárias para fazer chegar o conhecimento antropológico em áreas afins, há ainda a exigência de mergulhar nas formas como o próprio campo do serviço social brasileiro enxerga gênero e, a partir daí construir pontes de comunicação com as contribuições da antropologia sobre o assunto, alargando os horizontes desse mesmo debate. O texto é um convite para exercitarmos a expansão das fronteiras da antropologia ao estabelecer um diálogo entre aquilo que fazemos e o que fazem as outras áreas do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/35950 10.4000/aa.7643 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/35950 |
identifier_str_mv |
10.4000/aa.7643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/35950/28666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Anuário Antropológico http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Anuário Antropológico http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anuário Antropológico; Vol. 46 No. 1 (2021): Anuário Antropológico; 11-22 Anuário Antropológico; Vol. 46 Núm. 1 (2021): Anuário Antropológico; 11-22 Anuário Antropológico; Vol. 46 No. 1 (2021): Anuário Antropológico; 11-22 Anuário Antropológico; v. 46 n. 1 (2021): Anuário Antropológico; 11-22 2357-738X 0102-4302 10.4000/aa.7637 reponame:Anuário Antropológico (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Anuário Antropológico (Online) |
collection |
Anuário Antropológico (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com |
_version_ |
1797225474813853696 |