Trajetórias juvenis: processos de autonomização de jovens cariocas e desigualdades sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anuário Antropológico (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/7039 |
Resumo: | Este artigo compara as trajetórias de jovens estudantes das camadas populares e médias do Rio de Janeiro, visando entender os processos de autonomia parental. Para a maioria deles, os estudos universitários estão associados à conquista de independência financeira familiar, mas para alguns é a possibilidade de uma ascensão social. Dentre as enormes dificuldades que enfrentam para se manter nas universidades, as principais são: a) o déficit escolar em relação aos jovens das camadas médias e superiores, o que leva a uma enorme defasagem na aprendizagem; b) as universidades públicas ficam longe de seus domicílios e o custo dos transportes é muito alto; c) as condições de moradia são precárias e eles não têm meios para comprar livros, sendo algumas bibliotecas precárias. Apesar das dificuldades de acesso ao sistema universitário, ele ainda é considerado um dos principais meios para se obter melhor inserção no mercado de trabalho. Contudo, muitos são os jovens que procuram outras formações de nível técnico, artístico ou esportivo. Analisaremos as diferentes estratégias desses jovens para continuarem os estudos e construírem a autonomia e a independência financeira. |
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Trajetórias juvenis: processos de autonomização de jovens cariocas e desigualdades sociaisTrajetórias juvenissegregação espacial & juventudeprocessos de autonomização familiarEste artigo compara as trajetórias de jovens estudantes das camadas populares e médias do Rio de Janeiro, visando entender os processos de autonomia parental. Para a maioria deles, os estudos universitários estão associados à conquista de independência financeira familiar, mas para alguns é a possibilidade de uma ascensão social. Dentre as enormes dificuldades que enfrentam para se manter nas universidades, as principais são: a) o déficit escolar em relação aos jovens das camadas médias e superiores, o que leva a uma enorme defasagem na aprendizagem; b) as universidades públicas ficam longe de seus domicílios e o custo dos transportes é muito alto; c) as condições de moradia são precárias e eles não têm meios para comprar livros, sendo algumas bibliotecas precárias. Apesar das dificuldades de acesso ao sistema universitário, ele ainda é considerado um dos principais meios para se obter melhor inserção no mercado de trabalho. Contudo, muitos são os jovens que procuram outras formações de nível técnico, artístico ou esportivo. Analisaremos as diferentes estratégias desses jovens para continuarem os estudos e construírem a autonomia e a independência financeira.Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia2018-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/703910.4000/aa.823Anuário Antropológico; Vol. 35 No. 1 (2010): Anuário Antropológico; 175-198Anuário Antropológico; Vol. 35 Núm. 1 (2010): Anuário Antropológico; 175-198Anuário Antropológico; Vol. 35 No. 1 (2010): Anuário Antropológico; 175-198Anuário Antropológico; v. 35 n. 1 (2010): Anuário Antropológico; 175-1982357-738X0102-4302reponame:Anuário Antropológico (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/7039/7263Copyright (c) 2010 Anuário Antropológicohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Clarice2023-06-14T17:50:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7039Revistahttps://journals.openedition.org/aa/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/oairevista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com2357-738X0102-4302opendoar:2023-06-14T17:50:57Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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