A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Victor
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gediel, Ana Luisa Borba, Miranda, Isabela Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário Antropológico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/22930
Resumo: The trajectory of Brazilian public policies in the last decades promoted new arrangements in educational institutions which had at its objectives the effective inclusion of people with disabilities. This article aims to describe the experience of developing didatic materials for the inclusion of a Deaf person in a higher education institution. We are interested in reflecting on the reflexivity and conflicts involving distinct points of view of the professionals from different areas of knowledge surrounding the process of elaboration of those materials and the institutional actions that conformed this conjecture. We accessed the agents involved through the methodology of networks and we point out the main guiding and transforming elements of this process. We understand that public policies are extremely important in order to generate opportunities for social change and we observe the complexity in delimiting and implementing actions to meet current social heterogeneity, and that the transformations which it provoked went beyond their explicit destinataries.
id UNB-23_f326534a52e1a4350473045789361a8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22930
network_acronym_str UNB-23
network_name_str Anuário Antropológico (Online)
repository_id_str
spelling A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdospolíticas públicasensino superiorinclusão socialpessoas Surdas The trajectory of Brazilian public policies in the last decades promoted new arrangements in educational institutions which had at its objectives the effective inclusion of people with disabilities. This article aims to describe the experience of developing didatic materials for the inclusion of a Deaf person in a higher education institution. We are interested in reflecting on the reflexivity and conflicts involving distinct points of view of the professionals from different areas of knowledge surrounding the process of elaboration of those materials and the institutional actions that conformed this conjecture. We accessed the agents involved through the methodology of networks and we point out the main guiding and transforming elements of this process. We understand that public policies are extremely important in order to generate opportunities for social change and we observe the complexity in delimiting and implementing actions to meet current social heterogeneity, and that the transformations which it provoked went beyond their explicit destinataries.O cenário da expansão de políticas públicas, que ocorreu nas últimas décadas, pressionou por um conjunto de novos arranjos nas instituições educativas tendo em vista a inclusão de pessoas com deficiência. O presente artigo tem o objetivo de descrever o trabalho de elaboração de materiais didáticos para a inclusão de uma pessoa Surda em uma instituição de ensino superior. Nos interessa refletir acerca da reflexividade e dos conflitos envolvendo os pontos de vista dos profissionais das diferentes áreas para o processo de elaboração dos materiais e as ações institucionais que conformam essa conjuntura. Acessamos os agentes envolvidos a partir da metodologia de redes e pontuamos os principais elementos norteadores e transformadores do processo. Entendemos que as políticas públicas são de extrema importância para gerar oportunidades de mudança e observamos a complexidade na delimitação e efetivação de ações para atender à diversidade socialmente existente, e que as transformações que suscitam ultrapassam o âmbito dos seus destinatários explícitos.Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/2293010.4000/aa.3501Anuário Antropológico; Vol. 44 No. 1 (2019): Anuário AntropológicoAnuário Antropológico; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Anuário AntropológicoAnuário Antropológico; Vol. 44 No. 1 (2019): Anuário AntropológicoAnuário Antropológico; v. 44 n. 1 (2019): Anuário Antropológico2357-738X0102-430210.4000/aa/3425reponame:Anuário Antropológico (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/22930/22401Copyright (c) 2019 Anuário Antropológicohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMourão, VictorGediel, Ana Luisa BorbaMiranda, Isabela Martins2023-06-14T17:51:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22930Revistahttps://journals.openedition.org/aa/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/oairevista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com2357-738X0102-4302opendoar:2023-06-14T17:51:40Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos
title A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos
spellingShingle A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos
Mourão, Victor
políticas públicas
ensino superior
inclusão social
pessoas Surdas
title_short A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos
title_full A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos
title_fullStr A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos
title_full_unstemmed A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos
title_sort A Inclusão e suas práticas: aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos
author Mourão, Victor
author_facet Mourão, Victor
Gediel, Ana Luisa Borba
Miranda, Isabela Martins
author_role author
author2 Gediel, Ana Luisa Borba
Miranda, Isabela Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Victor
Gediel, Ana Luisa Borba
Miranda, Isabela Martins
dc.subject.por.fl_str_mv políticas públicas
ensino superior
inclusão social
pessoas Surdas
topic políticas públicas
ensino superior
inclusão social
pessoas Surdas
description The trajectory of Brazilian public policies in the last decades promoted new arrangements in educational institutions which had at its objectives the effective inclusion of people with disabilities. This article aims to describe the experience of developing didatic materials for the inclusion of a Deaf person in a higher education institution. We are interested in reflecting on the reflexivity and conflicts involving distinct points of view of the professionals from different areas of knowledge surrounding the process of elaboration of those materials and the institutional actions that conformed this conjecture. We accessed the agents involved through the methodology of networks and we point out the main guiding and transforming elements of this process. We understand that public policies are extremely important in order to generate opportunities for social change and we observe the complexity in delimiting and implementing actions to meet current social heterogeneity, and that the transformations which it provoked went beyond their explicit destinataries.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/22930
10.4000/aa.3501
url https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/22930
identifier_str_mv 10.4000/aa.3501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/22930/22401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Anuário Antropológico
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Anuário Antropológico
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia
publisher.none.fl_str_mv Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia
dc.source.none.fl_str_mv Anuário Antropológico; Vol. 44 No. 1 (2019): Anuário Antropológico
Anuário Antropológico; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Anuário Antropológico
Anuário Antropológico; Vol. 44 No. 1 (2019): Anuário Antropológico
Anuário Antropológico; v. 44 n. 1 (2019): Anuário Antropológico
2357-738X
0102-4302
10.4000/aa/3425
reponame:Anuário Antropológico (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Anuário Antropológico (Online)
collection Anuário Antropológico (Online)
repository.name.fl_str_mv Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com
_version_ 1797225474389180416