“Os Kamé vão sempre primeiro”: dualismo social e reciprocidade entre os Kaingang
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anuário Antropológico (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6929 |
Resumo: | A natureza das organizações sociais dualistas e o papel da reciprocidade estiveram no centro da pesquisa antropológica sobre as sociedades Ge e Mororo do Brasil a partir dos anos 1920. Diferentes teorias foram propostas para explicar a relação existente entre a ideologia dualista e a grande variedade dr práticas de reciprocidade associadas a esta ideologia. A partir de dados de campo coletados entre os Kaingang do sul do Brasil, este artigo reexamina o papel atribuído à troca e à reciprocidade à luz de um contexto ritual «”¢spccífico: o grande ritual anual do segundo funeral, chamado Kikikoia. O artigo também propõe uma releitura do Ensaio Sobre a Dádiva de Mareei Mauss, focalizando particularmente os problemas da dádiva inicial e da obrigação de retribuir. |
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“Os Kamé vão sempre primeiro”: dualismo social e reciprocidade entre os KaingangAntropologiaA natureza das organizações sociais dualistas e o papel da reciprocidade estiveram no centro da pesquisa antropológica sobre as sociedades Ge e Mororo do Brasil a partir dos anos 1920. Diferentes teorias foram propostas para explicar a relação existente entre a ideologia dualista e a grande variedade dr práticas de reciprocidade associadas a esta ideologia. A partir de dados de campo coletados entre os Kaingang do sul do Brasil, este artigo reexamina o papel atribuído à troca e à reciprocidade à luz de um contexto ritual «”¢spccífico: o grande ritual anual do segundo funeral, chamado Kikikoia. O artigo também propõe uma releitura do Ensaio Sobre a Dádiva de Mareei Mauss, focalizando particularmente os problemas da dádiva inicial e da obrigação de retribuir.Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia2018-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6929Anuário Antropológico; Vol. 31 No. 1 (2006): Anuário Antropológico; 9-33Anuário Antropológico; Vol. 31 Núm. 1 (2006): Anuário Antropológico; 9-33Anuário Antropológico; Vol. 31 No. 1 (2006): Anuário Antropológico; 9-33Anuário Antropológico; v. 31 n. 1 (2006): Anuário Antropológico; 9-332357-738X0102-4302reponame:Anuário Antropológico (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6929/7306Copyright (c) 2006 Anuário Antropológicohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCrépeau, Robert R.2023-06-14T17:50:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6929Revistahttps://journals.openedition.org/aa/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/oairevista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com2357-738X0102-4302opendoar:2023-06-14T17:50:40Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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