A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luiz Eduardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário Antropológico (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6671
Resumo: Ensaios Antropológicos sobre Moral e Ética reúne oito estudos de Roberto Cardoso de Oliveira e de Luís R. Cardoso de Oliveira, quatro de cada autor. A despeito de ser uma coletânea, os capítulos compõem uma unidade, no plano do conteúdo analítico e das perspectivas teóricas. Todos remetem à inspiração filosófica de Karl-Otto Apel e Jurgen Habermas. Os textos de Roberto Cardoso de Oliveira aproximam-se mais do Kantismo explicitamente assumido de Apel, enquanto os de Luis R. Cardoso de Oliveira dialogam mais intensamente çom o kantismo redefinido pelo reconstrutivismo habermasiano. No entanto, a unidade resiste às distinções teóricas sutis, até mesmo porque, como diz o próprio Apel ”” e a despeito dos esforços habermasianos de afirmar sua diferença relativamente ao idealismo crítico de Kant ””, o pensamento de Habermas é inegavelmente kantiano. Todos os oito ensaios, por vias diversas, refletem sobre “a moralidade [que] envolve o ‘bem viver’, em seu sentido de vida justa e proba no mundo da vida, [e] a eticidade [que] envolve o dever, como o valor mais alto de uma pessoa, portanto, de um ser social” (: 60 ”” RCO).
id UNB-23_f7bae129b1fdfc79face35e70f4dbc54
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6671
network_acronym_str UNB-23
network_name_str Anuário Antropológico (Online)
repository_id_str
spelling A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)AntropologiaEnsaios Antropológicos sobre Moral e Ética reúne oito estudos de Roberto Cardoso de Oliveira e de Luís R. Cardoso de Oliveira, quatro de cada autor. A despeito de ser uma coletânea, os capítulos compõem uma unidade, no plano do conteúdo analítico e das perspectivas teóricas. Todos remetem à inspiração filosófica de Karl-Otto Apel e Jurgen Habermas. Os textos de Roberto Cardoso de Oliveira aproximam-se mais do Kantismo explicitamente assumido de Apel, enquanto os de Luis R. Cardoso de Oliveira dialogam mais intensamente çom o kantismo redefinido pelo reconstrutivismo habermasiano. No entanto, a unidade resiste às distinções teóricas sutis, até mesmo porque, como diz o próprio Apel ”” e a despeito dos esforços habermasianos de afirmar sua diferença relativamente ao idealismo crítico de Kant ””, o pensamento de Habermas é inegavelmente kantiano. Todos os oito ensaios, por vias diversas, refletem sobre “a moralidade [que] envolve o ‘bem viver’, em seu sentido de vida justa e proba no mundo da vida, [e] a eticidade [que] envolve o dever, como o valor mais alto de uma pessoa, portanto, de um ser social” (: 60 ”” RCO).Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia2018-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6671Anuário Antropológico; Vol. 21 No. 1 (1997): Anuário Antropológico; 207-220Anuário Antropológico; Vol. 21 Núm. 1 (1997): Anuário Antropológico; 207-220Anuário Antropológico; Vol. 21 No. 1 (1997): Anuário Antropológico; 207-220Anuário Antropológico; v. 21 n. 1 (1997): Anuário Antropológico; 207-2202357-738X0102-4302reponame:Anuário Antropológico (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6671/7515Copyright (c) 1997 Anuário Antropológicohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Luiz Eduardo2023-06-14T17:49:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6671Revistahttps://journals.openedition.org/aa/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/oairevista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com2357-738X0102-4302opendoar:2023-06-14T17:49:58Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)
title A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)
spellingShingle A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)
Soares, Luiz Eduardo
Antropologia
title_short A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)
title_full A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)
title_fullStr A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)
title_full_unstemmed A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)
title_sort A antropologia como experimento reflexivo e ação ética Do intelectual público (Ensaios antropológicos sobre moral e Ética, de Roberto Cardoso de Oliveira e Luís R. Cardoso de Oliveira)
author Soares, Luiz Eduardo
author_facet Soares, Luiz Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Luiz Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
topic Antropologia
description Ensaios Antropológicos sobre Moral e Ética reúne oito estudos de Roberto Cardoso de Oliveira e de Luís R. Cardoso de Oliveira, quatro de cada autor. A despeito de ser uma coletânea, os capítulos compõem uma unidade, no plano do conteúdo analítico e das perspectivas teóricas. Todos remetem à inspiração filosófica de Karl-Otto Apel e Jurgen Habermas. Os textos de Roberto Cardoso de Oliveira aproximam-se mais do Kantismo explicitamente assumido de Apel, enquanto os de Luis R. Cardoso de Oliveira dialogam mais intensamente çom o kantismo redefinido pelo reconstrutivismo habermasiano. No entanto, a unidade resiste às distinções teóricas sutis, até mesmo porque, como diz o próprio Apel ”” e a despeito dos esforços habermasianos de afirmar sua diferença relativamente ao idealismo crítico de Kant ””, o pensamento de Habermas é inegavelmente kantiano. Todos os oito ensaios, por vias diversas, refletem sobre “a moralidade [que] envolve o ‘bem viver’, em seu sentido de vida justa e proba no mundo da vida, [e] a eticidade [que] envolve o dever, como o valor mais alto de uma pessoa, portanto, de um ser social” (: 60 ”” RCO).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6671
url https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6671/7515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1997 Anuário Antropológico
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1997 Anuário Antropológico
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia
publisher.none.fl_str_mv Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia
dc.source.none.fl_str_mv Anuário Antropológico; Vol. 21 No. 1 (1997): Anuário Antropológico; 207-220
Anuário Antropológico; Vol. 21 Núm. 1 (1997): Anuário Antropológico; 207-220
Anuário Antropológico; Vol. 21 No. 1 (1997): Anuário Antropológico; 207-220
Anuário Antropológico; v. 21 n. 1 (1997): Anuário Antropológico; 207-220
2357-738X
0102-4302
reponame:Anuário Antropológico (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Anuário Antropológico (Online)
collection Anuário Antropológico (Online)
repository.name.fl_str_mv Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com
_version_ 1797225472575143936