New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Cenário |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18313 |
Resumo: | Buscando a compreensão das motivações de consumo de turismo, de moradores da Rocinha, foi realizado um estudo de caso exploratório, através de entrevistas em profundidade com clientes de uma agência local. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor turístico e da “nova classe média” no Brasil, além das lacunas de pesquisa em consumo de turismo na classe C. O modelo motivacional “push-pull” (CROMPTON, 1979; DANN, 1981), utilizado como arcabouço teórico central, possui fatores intrínsecos aos viajantes e relacionados com a atratividade dos destinos. A análise de conteúdo de seus relatos (BARDIN, 1977) indicou fatores motivacionais como: “desenvolver um relacionamento com amigos próximos e com minha família”, “visitar a família e amigos”, “ter a oportunidade de vivenciar a cultura local”, “descansar” e “ter a sensação de pertencer a lugares”, embora os entrevistados tenham também expressado um desejo de viajar para o litoral Nordestino e países do exterior. |
id |
UNB-26_8be34889a6d273458923d6f7b2ed5e4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18313 |
network_acronym_str |
UNB-26 |
network_name_str |
Revista Cenário |
repository_id_str |
|
spelling |
New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agenciesTurismo da “Nova Classe Média” na Rocinha : uma análise sobre as motivações de compra em agências de viagem de comunidadeTurismo. motivações de compra. Rocinha.Tourism. purchase motivations. Rocinha.Buscando a compreensão das motivações de consumo de turismo, de moradores da Rocinha, foi realizado um estudo de caso exploratório, através de entrevistas em profundidade com clientes de uma agência local. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor turístico e da “nova classe média” no Brasil, além das lacunas de pesquisa em consumo de turismo na classe C. O modelo motivacional “push-pull” (CROMPTON, 1979; DANN, 1981), utilizado como arcabouço teórico central, possui fatores intrínsecos aos viajantes e relacionados com a atratividade dos destinos. A análise de conteúdo de seus relatos (BARDIN, 1977) indicou fatores motivacionais como: “desenvolver um relacionamento com amigos próximos e com minha família”, “visitar a família e amigos”, “ter a oportunidade de vivenciar a cultura local”, “descansar” e “ter a sensação de pertencer a lugares”, embora os entrevistados tenham também expressado um desejo de viajar para o litoral Nordestino e países do exterior. Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/1831310.26512/revistacenario.v4i6.18313Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 No. 6 (2016); 119-137Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 Núm. 6 (2016); 119-137Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 No. 6 (2016); 119-137Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 4 n. 6 (2016); 119-137Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 N.º 6 (2016); 119-1372318-8561reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18313/16853Falcão, Roberto Pessoa de QueirozGonçalves, Ana Paula BorgesMancebo, Rafael Cubainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-02T17:13:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18313Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2022-08-02T17:13:11Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies Turismo da “Nova Classe Média” na Rocinha : uma análise sobre as motivações de compra em agências de viagem de comunidade |
title |
New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies |
spellingShingle |
New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz Turismo. motivações de compra. Rocinha. Tourism. purchase motivations. Rocinha. |
title_short |
New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies |
title_full |
New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies |
title_fullStr |
New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies |
title_full_unstemmed |
New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies |
title_sort |
New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies |
author |
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz |
author_facet |
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz Gonçalves, Ana Paula Borges Mancebo, Rafael Cuba |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Ana Paula Borges Mancebo, Rafael Cuba |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz Gonçalves, Ana Paula Borges Mancebo, Rafael Cuba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo. motivações de compra. Rocinha. Tourism. purchase motivations. Rocinha. |
topic |
Turismo. motivações de compra. Rocinha. Tourism. purchase motivations. Rocinha. |
description |
Buscando a compreensão das motivações de consumo de turismo, de moradores da Rocinha, foi realizado um estudo de caso exploratório, através de entrevistas em profundidade com clientes de uma agência local. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor turístico e da “nova classe média” no Brasil, além das lacunas de pesquisa em consumo de turismo na classe C. O modelo motivacional “push-pull” (CROMPTON, 1979; DANN, 1981), utilizado como arcabouço teórico central, possui fatores intrínsecos aos viajantes e relacionados com a atratividade dos destinos. A análise de conteúdo de seus relatos (BARDIN, 1977) indicou fatores motivacionais como: “desenvolver um relacionamento com amigos próximos e com minha família”, “visitar a família e amigos”, “ter a oportunidade de vivenciar a cultura local”, “descansar” e “ter a sensação de pertencer a lugares”, embora os entrevistados tenham também expressado um desejo de viajar para o litoral Nordestino e países do exterior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18313 10.26512/revistacenario.v4i6.18313 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18313 |
identifier_str_mv |
10.26512/revistacenario.v4i6.18313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18313/16853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 No. 6 (2016); 119-137 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 Núm. 6 (2016); 119-137 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 No. 6 (2016); 119-137 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 4 n. 6 (2016); 119-137 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 N.º 6 (2016); 119-137 2318-8561 reponame:Revista Cenário instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Cenário |
collection |
Revista Cenário |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacenario.cet.unb@gmail.com |
_version_ |
1797231709785161728 |