New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agencies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Ana Paula Borges, Mancebo, Rafael Cuba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Cenário
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18313
Resumo: Buscando a compreensão das motivações de consumo de turismo, de moradores da Rocinha, foi realizado um estudo de caso exploratório, através de entrevistas em profundidade com clientes de uma agência local. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor turístico e da “nova classe média” no Brasil, além das lacunas de pesquisa em consumo de turismo na classe C. O modelo motivacional “push-pull” (CROMPTON, 1979; DANN, 1981), utilizado como arcabouço teórico central, possui fatores intrínsecos aos viajantes e relacionados com a atratividade dos destinos. A análise de conteúdo de seus relatos (BARDIN, 1977) indicou fatores motivacionais como: “desenvolver um relacionamento com amigos próximos e com minha família”, “visitar a família e amigos”, “ter a oportunidade de vivenciar a cultura local”, “descansar” e “ter a sensação de pertencer a lugares”, embora os entrevistados tenham também expressado um desejo de viajar para o litoral Nordestino e países do exterior. 
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spelling New Middle Class” Tourism in Rocinha : analyzing purchase motivations on community travel agenciesTurismo da “Nova Classe Média” na Rocinha : uma análise sobre as motivações de compra em agências de viagem de comunidadeTurismo. motivações de compra. Rocinha.Tourism. purchase motivations. Rocinha.Buscando a compreensão das motivações de consumo de turismo, de moradores da Rocinha, foi realizado um estudo de caso exploratório, através de entrevistas em profundidade com clientes de uma agência local. A relevância deste trabalho se dá pelo porte do setor turístico e da “nova classe média” no Brasil, além das lacunas de pesquisa em consumo de turismo na classe C. O modelo motivacional “push-pull” (CROMPTON, 1979; DANN, 1981), utilizado como arcabouço teórico central, possui fatores intrínsecos aos viajantes e relacionados com a atratividade dos destinos. A análise de conteúdo de seus relatos (BARDIN, 1977) indicou fatores motivacionais como: “desenvolver um relacionamento com amigos próximos e com minha família”, “visitar a família e amigos”, “ter a oportunidade de vivenciar a cultura local”, “descansar” e “ter a sensação de pertencer a lugares”, embora os entrevistados tenham também expressado um desejo de viajar para o litoral Nordestino e países do exterior. Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/1831310.26512/revistacenario.v4i6.18313Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 No. 6 (2016); 119-137Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 Núm. 6 (2016); 119-137Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 No. 6 (2016); 119-137Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 4 n. 6 (2016); 119-137Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 4 N.º 6 (2016); 119-1372318-8561reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18313/16853Falcão, Roberto Pessoa de QueirozGonçalves, Ana Paula BorgesMancebo, Rafael Cubainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-02T17:13:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18313Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2022-08-02T17:13:11Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false
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