Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo Sobrinho, Fernando Luiz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Cenário
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/15056
Resumo: O turismo no lago de Furnas surge como possibilidade para o desenvolvimento dos municípios e da região, fortalecido por meio dos discursos governamentais. Contudo, o desenvolvimento do turismo encontra entraves ao seu desenvolvimento na instabilidade do lago e na geração de energia elétrica. O rebaixamento do nível de água em decorrência das operações da usina na geração de energia elétrica em conjunto com a crise hídrica evidencia conflito regional que envolve agentes com interesses opostos. Pode-se verificar que mesmo com a Política Nacional de Recursos Hídricos que estabelece o uso múltiplo das águas e a criação de uma agência reguladora para operacionalizar seus instrumentos, verificou-se a existência de uma valoração dissimétrica entre os usos das águas no lago de Furnas. As cotas estabelecidas visam atender a prioridade de geração de energia elétrica frente aos demais usos, sendo a atividade do turismo uma das maiores afetadas.
id UNB-26_fedfcb8f48cae2c6afd535ff9974871b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15056
network_acronym_str UNB-26
network_name_str Revista Cenário
repository_id_str
spelling Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.Geografia e TurismoO turismo no lago de Furnas surge como possibilidade para o desenvolvimento dos municípios e da região, fortalecido por meio dos discursos governamentais. Contudo, o desenvolvimento do turismo encontra entraves ao seu desenvolvimento na instabilidade do lago e na geração de energia elétrica. O rebaixamento do nível de água em decorrência das operações da usina na geração de energia elétrica em conjunto com a crise hídrica evidencia conflito regional que envolve agentes com interesses opostos. Pode-se verificar que mesmo com a Política Nacional de Recursos Hídricos que estabelece o uso múltiplo das águas e a criação de uma agência reguladora para operacionalizar seus instrumentos, verificou-se a existência de uma valoração dissimétrica entre os usos das águas no lago de Furnas. As cotas estabelecidas visam atender a prioridade de geração de energia elétrica frente aos demais usos, sendo a atividade do turismo uma das maiores afetadas.Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2017-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/1505610.26512/revistacenario.v5i8.15056Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 8 (2017)Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 Núm. 8 (2017)Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 8 (2017)Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 5 n. 8 (2017)Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 N.º 8 (2017)2318-8561reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/15056/13367Araujo Sobrinho, Fernando Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-27T02:40:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15056Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2019-09-27T02:40:39Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.
title Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.
spellingShingle Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.
Araujo Sobrinho, Fernando Luiz
Geografia e Turismo
title_short Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.
title_full Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.
title_fullStr Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.
title_full_unstemmed Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.
title_sort Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.
author Araujo Sobrinho, Fernando Luiz
author_facet Araujo Sobrinho, Fernando Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo Sobrinho, Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia e Turismo
topic Geografia e Turismo
description O turismo no lago de Furnas surge como possibilidade para o desenvolvimento dos municípios e da região, fortalecido por meio dos discursos governamentais. Contudo, o desenvolvimento do turismo encontra entraves ao seu desenvolvimento na instabilidade do lago e na geração de energia elétrica. O rebaixamento do nível de água em decorrência das operações da usina na geração de energia elétrica em conjunto com a crise hídrica evidencia conflito regional que envolve agentes com interesses opostos. Pode-se verificar que mesmo com a Política Nacional de Recursos Hídricos que estabelece o uso múltiplo das águas e a criação de uma agência reguladora para operacionalizar seus instrumentos, verificou-se a existência de uma valoração dissimétrica entre os usos das águas no lago de Furnas. As cotas estabelecidas visam atender a prioridade de geração de energia elétrica frente aos demais usos, sendo a atividade do turismo uma das maiores afetadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/15056
10.26512/revistacenario.v5i8.15056
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/15056
identifier_str_mv 10.26512/revistacenario.v5i8.15056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/15056/13367
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 8 (2017)
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 Núm. 8 (2017)
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 No. 8 (2017)
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 5 n. 8 (2017)
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 5 N.º 8 (2017)
2318-8561
reponame:Revista Cenário
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Cenário
collection Revista Cenário
repository.name.fl_str_mv Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacenario.cet.unb@gmail.com
_version_ 1797231709675061248